549Exemplos de norigae

Atraia a felicidade com o adereço coreano chamado norigae

Apreciado por sua beleza, o norigae é um tradicional ornamento utilizado em conjunto ao hanbok, a peça de roupa sul-coreana. Com os tempos modernos, seu uso ganhou novas interpretações e é, inclusive, uma forma de resgatar as origens para descendentes de coreanos. Entenda melhor com o texto abaixo.

Tópicos da matéria:

O que é um norigae e seu significado

Um norigae (노리개) é um acessório ornamental que acredita-se ter surgido na dinastia Joseon preso ao hanbok feminino como um amuleto para boa sorte, fortuna e felicidade. Apesar de seu significado representar algo meramente decorativo, a peça é, em suma, uma representação da dual combinação da força e da delicadeza do que é feminino.

Sua origem não é tão precisa, mas estudiosos apontam que desde aquela época o norigae era usado por mulheres de todas as classes sociais, com cores e tamanhos diferentes para cada uma, para determinadas épocas do ano ou finalidades¹.

Elementos do norigae

  • Ttidon (띠돈): um gancho na extremidade para prender o norigae à peças de roupa;
  • Paemul (패물): principal adereço, tradicionalmente feito em metal ou pedra preciosa;
  • Maedup (매듭): os nós feitos com cordões coloridos que seguem o motivo do paemul;
  • Sul (술): borla feita de fios de seda coloridos colocada na parte inferior.

Antigamente essa peça também servia para carregar pequenos instrumentos como linha e agulha, ou apenas um pouco de perfume. Com o passar do tempo, e a diminuição do uso do hanbok no cotidiano, o norigae tomou outros rumos, mas sem perder a sua essência.

Usos do norigae

Do clássico pingente preso a peças de roupa até uma tatuagem cheia de significado. Hoje, há designers de joias, por exemplo, aplicando em suas peças traços do norigae para que seu uso seja amplo e modernizado.

Com isso, veja, a seguir, outras maneiras de usá-lo:

De forma clássica, preso ao hanbok

Junto a embrulhos e presentes

Como um pingente em chaveiro

Bem como eternizado na pele

Ademais, por fazer parte do vestuário, essa peça pode se encaixar em uma leitura da moda coreana, que faz um bom uso de elementos originalmente nascidos em seu país. Portanto, clique no link e saiba mais sobre o assunto.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.