622

Tudo sobre o hanbok + 13 idols usando essa peça tradicional

Você conhece a história do hanbok, as diferenças entre as vestimentas femininas e masculinas, além de suas alterações com o passar dos anos? Nós esclarecemos tudo neste post! Confira, abaixo, e se encante por essa roupa tradicional sul-coreana.

Tópicos da matéria:

O que é um hanbok?

Hanbok (한복), em coreano, possui o significado literal de “roupa coreana”. O termo se popularizou como referente às roupas usadas durante o período das dinastias, por isso, encontra-se presente há mais de 1600 anos entre o povo sul-coreano.

O hanbok tem como características principais cores vibrantes e linhas simples. A peça já foi mais utilizada no vestuário cotidiano, mas nos dias atuais é usada com maior frequência em datas especiais, como celebrações que envolvam o nascimento de uma criança, casamentos e feriados como o Chuseok (Ação de Graças) e o Seollal (Ano Novo Coreano).

A vestimenta tradicional coreana faz parte da história do país, e é vista como uma herança cultural passada de geração em geração. Para incentivar os cidadãos a não perderem o costume de usarem essa peça, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul criou, em 1996, o Dia do Hanbok, celebrado em 21 de outubro.

No Brasil, foi também instaurado o Dia do Hanbok, em 2023, no calendário oficial da cidade de São Paulo.

Inclusive, em Seul, capital da Coreia do Sul, é possível visitar o Museu Hanbok. Todas as vestimentas do museu foram criadas pelo designer Lee Ri Ja, sendo possível acompanhar através das roupas as mudanças dos ciclos de vida de uma pessoa nos tempos passados.

Hanbok feminino x hanbok masculino

Tradicionalmente, o hanbok não marca as curvas do corpo, possui um contorno simples e ausência de bolsos. O hanbok feminino é caracterizado pelo uso do jeogori (저고리), que consiste em uma blusa estilo bolero com mangas compridas, e no uso do chima (치마), uma saia volumosa de cintura alta que começa na altura do jeogori e desce de forma graciosa até o chão. O conjunto é conhecido como chima jeogori.

Como um adicional, os hanboks femininos costumam ter o goreum (고름), que são duas fitas longas que podem chegar até a altura do joelho e são amarradas em forma de laço no busto. Além disso, essas peças podem possuir o kkeutdong (끝동), uma faixa de cor diferente nos pulsos e/ou desenhos florais e geométricos bordados nessa região.

Por sua vez, o hanbok masculino consiste também de um jeogori, mas com o comprimento que varia da altura do quadril ou até a canela, em conjunto com o baji (바지), que são calças folgadas. Ademais, os homens costumavam usar um chapéu tradicional, o gat (갓).

Cores no hanbok

Como de costume, os hanboks possuem cores vibrantes que vão de encontro com a teoria dos cinco elementos que regem todos os fenômenos espirituais, materiais e a energia do universo. Sendo assim, o azul representaria a madeira, o preto a água, o vermelho o fogo, o amarelo a terra e o branco o metal.

Mas as cores também trazem significados históricos para seu povo, que tinha a posição social e o estado civil identificado através dos tons e tecidos de seu hanbok¹. Há indícios, por exemplo, de que o branco transmitia a vida humilde na dinastia Joseon e, por conta disso, era utilizado majoritariamente pelos plebeus.

Enquanto o uso do vermelho era frequentemente visto em casamentos nas vestes femininas para atrair o amor e a paixão, o amarelo coloria os tecidos de hanboks da realeza representando sua fortuna. O hanbok preto, por sua vez, representava a intelectualidade, sendo também utilizado em funerais².

Mesmo que hajam cores específicas determinadas pelo tempo, o passar dos anos permitiu que novos tons pintassem os hanboks alegremente e ampliassem seu uso através da criatividade e diversidade.

Hanbok moderno

Como uma forma de trazer de volta o uso do hanbok para o cotidiano dos sul-coreanos, e também de inserir sua cultura na moda mundial atual, vários designers têm introduzido reinterpretações modernas na sociedade. É o caso, por exemplo, das marcas DANHA e BaekOakSoo, que já produziram hanboks para o Blackpink e para o BTS.

Em entrevista para o canal DKDKTV, Danha, criadora da marca de mesmo nome, comenta que apesar de não existir um termo em comum que represente o que muitos chamam de “hanbok moderno”, a expressão que mais se discute seria o “Shi-Hanbok” ou “Novo Hanbok”.

Danha também diz que muitas pessoas ainda têm dificuldade em considerar um visual moderno para uma vestimenta convencional como o hanbok, e que para elas é difícil enxergar essa peça com recortes e modelagens fora do padrão. Porém, afirma que seria ótimo se todos pudessem usufruir dele de maneira mais confortável, e que isso poderia trazer um avanço no setor de moda que envolve essa vestimenta.

13 fotos de idols de kpop usando hanbok

Idols costumam utilizar a vestimenta tradicional em feriados significativos e celebrações. Dessa forma, separamos alguns artistas usando modelos diversos de hanboks, desde os tradicionais até os mais modernos.

1. Hanboks são muito utilizados em celebrações características

2. O Enhypen, por exemplo, desejou feliz Chuseok com essa peça

3. Já o Weeekly se vestiu para desejar um feliz Seollal

4. O B1A4 apostou em umas cores mais suaves

5. Como o Cignature que brilhou em hanboks em tons pasteis

6. Ou o Monsta X que aproveitou uma paleta de cores frias

7. Alguns grupos têm aderido aos hanboks modernos em shows

8. Veja como o Ateez usou essa vestimenta moderna

9. E o Dreamcatcher em uma apresentação especial de “Boca”

10. Idols contribuem bastante na divulgação do hanbok

11. O Blackpink apostou na modernidade em “How You Like That”

12. Assim como o BTS fez em “Idol”

13. Dessa forma o hanbok volta a ser inserido no dia a dia

Por fim, uma das celebrações populares da Coreia do Sul em que se pode usar o hanbok é o Chuseok. Por isso, saiba mais sobre esse feriado, seus costumes e tradições.

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.