691Exemplo de moda coreana

O que define a moda coreana e onde comprar roupas e acessórios

Várias questões sociais e políticas moldaram o que conhecemos hoje como moda coreana. A princípio, até 1800, os coreanos utilizavam majoritariamente o hanbok, sua peça de roupa tradicional.

Mas a ocupação japonesa, a influência de países do ocidente, novos e diferentes empregos mudaram não só a sua aparência, mas a forma como a moda era interpretada no país, alternando entre ser símbolo de protesto e, outras vezes, uma demonstração da dedicação da Coreia do Sul em produzir seu próprio estilo¹.

Tópicos da matéria:

Como é a moda na Coreia do Sul

Trazendo a moda coreana para uma leitura contemporânea, fortemente divulgada pelos artistas da música e da televisão, podemos encontrar um estilo próprio em roupas de grife ou mesmo em marcas mais acessíveis. No estilo casual, há algumas características fáceis de identificar nas combinações de roupas e acessórios que são:

Roupas oversized, seja em uma das peças ou em ambas

Meias mais altas que ficam aparentes em tênis ou sapatos

Sobreposições com vestidos, blusas ou coletes de lã por cima

Roupas de alfaiataria, como calças, blazers e saias de pregas

Já em peças produzidas por designers contemporâneos, é possível notar a influência dos recortes do hanbok, como é o caso da linha de roupas de Kim Minju. Grace Shin, designer da Le 17 Septembre, também diz que tanto as cores quanto as linhas das roupas tradicionais sul-coreanas são uma grande inspiração para o seu trabalho².

Inclusive, essa própria vestimenta tem ganhado uma nova estética, sendo chamada de hanbok moderno. Isso porque traz uma releitura que se adapta mais facilmente aos dias atuais, com novos desenhos, misturas de tecidos e outras peças de roupas.

A influência da hallyu na moda coreana

A moda também sai das telas para a vida cotidiana e, por isso, os artistas têm um papel importante nessa transmissão de mensagem através de seus estilos. Um dos estilos mais famosos, especialmente no começo dos anos 2000, foi o “ulzzang” (얼짱). Ele marcou uma geração única que também foi moldando a moda coreana com o passar dos anos.

Como filmes e k-dramas impactam no visual das ruas

Há k-dramas em que os personagens usam vestimentas mais formais e luxuosas, como em Tudo Bem Não Ser Normal, aqueles em que é possível ver roupas mais usuais, como em My Roommate Is a Gumiho, ou ainda modelos distintos de hanboks, vistos na série Mystic Pop-Up Bar.

Reprodução / Meu Bias

Seja como for, a exibição nas telas provoca um verdadeiro desfile de moda, que faz com que peças de roupas, acessórios, cabelo e maquiagem sejam rapidamente copiados pelos espectadores. De certa forma, as marcas que aparecem na televisão também direcionam o público, que, talvez, vá se interessar mais em acompanhar aquelas histórias cujas peças sejam compatíveis com seu perfil financeiro.

Co-criações e airport fashion são marcas do kpop

Muitos idols apaixonados pela moda criam um impacto que influencia grandemente seus fãs ao redor do mundo. Uma das maiores fashionistas coreanas, Jessica Jung, deu início a um sonho abrindo uma marca de roupas e acessórios chamada Blanc & Eclare, em 2014.

O G-Dragon, do Big Bang, também fala de sua relação com a moda, especialmente influenciado pelo estilo levado à Coreia pelo hip hop em suas coleções com a Nike. Esses e outros nomes, como o de Kai, do grupo EXO, que tem uma colaboração com a Gucci, por exemplo, ocupam seus espaços na moda e ajudam a provocar o interesse de públicos distintos sobre essa forma de se expressar.

Reprodução / Meu Bias

Há ainda algo que chama igual atenção, conhecido como airport fashion, um bom exemplo de como a moda pode ser divulgada pelos artistas da hallyu. Assim, eles levam influência para seus fãs e para quem mais se interessar em copiar o estilo desses artistas.

Lojas de roupas e acessórios coreanos

Hoje, a facilidade de compra on-line permitiu que a moda coreana se expandisse para o mundo todo e fortalecesse o mercado interno de seu país de origem. Com grande demanda, as lojas passaram a exportar seus produtos e, por isso, há uma infinidade de opções para encontrar suas peças favoritas. Sendo assim, confira algumas lojas:

  • 8seconds – roupas e acessórios
  • CHUU – roupas, lingerie e acessórios
  • Dabagirl – roupas, bolsas e sapatos
  • STYLENANDA – roupas e maquiagem
  • YesStyle – roupas, acessórios e decorações

Por fim, outro tópico relacionado à este universo e que é de autoridade no kpop são os cabelos coloridos. Se quiser algumas ideias para inspirar sua próxima ida ao salão, confira estas fotos de idols com cabelo colorido e, quem sabe assim, não fazemos a sua cabeça!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.