44trainee de kpop

Como é a rotina de trainee de kpop e outras dúvidas respondidas

Em dezembro de 2023 uma portaria foi aprovada para entrar em vigor na capital da Coreia do Sul, Seul, visando a proteção de todo trainee de kpop na cidade¹. Isso aconteceu depois de muitos anos de invisibilidade sobre pessoas que muitas vezes abdicam de sua saúde e estudos para um futuro incerto. Mas há também o que comemorar, veja a seguir.

Tópicos da matéria:

O que é um(a) trainee de kpop

Um ou uma trainee de kpop é alguém que se dedica a treinos intensivos de dança, canto e até atuação para, quem sabe um dia, estrear em um grupo ou como solista. Porém, há dúvidas sobre seu debut e, por isso, a pressão sobre essas pessoas é muito grande.

Após esse período chamado de pré-debut, o(a) artista poderá ou não fazer sua estreia nos palcos. Muitos reality shows musicais de sobrevivência demonstram os prazeres e as dificuldades desse momento, a determinação dessas pessoas em busca de materializarem seus sonhos, e como, enquanto expectadores, somos fundamentais para isso.

Rotina de trainees de kpop

A depender de cada empresa, a rotina dos trainees pode variar bastante. Algumas são conhecidas por suas altas exigências, enquanto outras se destacam por trazerem práticas mais flexíveis². Por isso é preciso estar ciente dos lados positivos e negativos dessa jornada.

Para exemplificar a rotina de trainees, o vídeo a seguir mostra o dia a dia de um futuro grupo de kpop, desde o horário em que acordam e seguindo todas as suas atividades:

De forma resumida, as aulas mais importantes para incluir na rotina como trainee são:

  • Canto
  • Dança
  • Atuação
  • Coreano e/ou inglês
  • Academia e/ou musculação

Lembre-se de fazer pausas durantes os exercícios, ter momentos para cuidar da saúde mental e buscar ajuda sempre que necessário para melhorar emoções e liberar o estresse.

Pelo fato da Coreia do Sul ser bastante rigorosa com a imagem, há agências que obrigam seus trainees a emagrecerem para, somente então, estrearem. A Seolhyun, ex-integrante do AOA, já citou em programa de TV que lhe estabeleceram o peso máximo de 48 kg, com 1,68 m de altura. Segundo o IMC, ela estaria, portanto, muito abaixo de um peso saudável.

Não recomendamos nenhuma atividade que prejudique sua saúde. E reforçamos que ter apoio emocional é imprescindível em todos os momentos da vida.

Como ser um(a) trainee de kpop

  1. Prepare-se: para dar início a essa jornada, é preciso de um bom preparo físico e mental. Por isso, os exercícios listados e comentados acima são fundamentais. Acrescentar esses novos hábitos em sua rotina serão os primeiros passos para ser um(a) trainee de kpop.
  2. Busque avaliações: quando estiver mais acostumado(a), pode passar para a próxima fase e ter uma avaliação de especialistas. Há empresas que prestam consultoria para analisarem seus níveis de dança e canto, como a Keens Academy, oferecendo uma experiência on-line para tirar suas dúvidas sobre esse universo.
  3. Candidate-se: durante esses processos você também pode se candidatar em audições, inclusive on-line, para experenciar esses momentos e entender, na prática, em quais empresas de kpop gostaria de trabalhar. Pesquise sobre elas com antecedência e encontre a melhor oportunidade para o seu futuro.

Outras dúvidas respondidas

Também respondemos outras perguntas comumente feitas sobre esse assunto e que podem te ajudar. Dá uma olhada:

Audição do Taemin, do grupo SHINee, aos 13 anos de idade

Com quantos anos pode ser trainee de kpop?

A média mínima de idade de trainees de kpop gira em torno dos 10 anos, sendo uma faixa etária muito nova e precisando de acompanhamentos diversos, inclusive dos responsáveis legais³. Também é interessante considerar o tempo de treinamento, que pode ser de poucos meses a muitos anos, dependendo dos níveis e habilidades de cada um.

Como são os testes para trainee?

As audições costumam envolver diversos candidatos e fazer testes solos e/ou simultâneos. Na internet há muitas informações sobre como se sair bem nos testes, como ao se preparar para mais de uma música, e usar roupas e maquiagem leves para favorecer sua beleza natural e mostrar os movimentos do seu corpo com mais facilidade.

Há empresas que pedem arquivos específicos com antecedência, então tenha fotos e vídeos com boa iluminação de seus melhores traços e habilidades. Atente-se também ao fator idade, caso precise da autorização dos responsáveis para participar dos testes.

Quanto custa para ser um(a) trainee de kpop?

Há um termo chamado “dívida de trainee” que é a quantia em dinheiro que as agências embolsam para custearem os gastos de seus trainees, incluindo aulas de canto, de dança, transporte e alimentação.

Em seu perfil no TikTok, Daisy, ex-integrante do Momoland, comentou que sua dívida na época era de 150.000 dólares, para se ter uma ideia de quanto custa para ser trainee…

Dá para ser trainee no Brasil?

As portas do kpop estão se abrindo para pessoas do mundo todo, e o Brasil já tem representantes na hallyu. Por isso, é sim possível ser trainee no nosso país, se candidatar para vagas e conseguir um contrato com alguma empresa da área.

Mas talvez você precise se mudar para a Coreia, e como citamos acima, isso pode custar muito dinheiro, além de outras questões como a saudade de casa. Leve todos esses pontos em consideração antes de tomar uma decisão tão importante na vida.

O grupo iKON escreveu uma música que fala um pouco das dores de ser trainee em uma mensagem para suas mães:

“Você me pergunta quando irei voltar para casa
Eu irei até você
Eu sinto tanto a sua falta”

Não é fácil, mas sonhos precisam ser perseguidos e nós te incentivamos a buscar por eles de forma saudável. E se também for do seu interesse, seja para se tornar um(a) idol um dia ou simplesmente por gostar de moda, dê uma olhada nessas fotos que exemplificam o kpop outfit!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.