13RM, um exemplo de líder em um grupo de kpop

O que sabemos sobre o papel de líder em um grupo de kpop

Existem diversas posições de grupos de kpop que ajudam a organizar seus integrantes de acordo com as melhores habilidades de cada um. Sendo assim, seria interessante que cada qual tivesse uma figura central para servir como porta-voz do seu diferencial artístico, certo? E é por isso que existe a figura do(a) líder em um grupo de kpop!

O que significa ser líder em um grupo de kpop

Tiramos algumas dúvidas sobre esse assunto que nos ajudam a entender melhor o real significado dessa posição, com relatos dos próprios artistas ou por evidências ao longo dos anos que o kpop acumula. Sendo assim, encontre as respostas que está procurando agora:

Como líderes são escolhidos?

A liderança de um grupo de kpop pode ser definida de várias formas, mas geralmente existe uma conversa entre os(as) integrantes e seus responsáveis (managers), para encontrarem um perfil que melhor desempenhe esse papel.

Em conversa com fãs, o Beomgyu, do TXT, comentou que a escolha do líder de seu grupo, por exemplo, só foi definida após todos eles experimentarem essa função. Depois disso, todos votaram juntos em quem seria o melhor para guiá-los, e tudo isso foi feito antes mesmo de sua estreia.

A maioria dos grupos opta por colocar o(a) integrante mais velho(a) como líder, mas isso não é uma regra, e a Jihyo, do Twice, que ilustra este tópico ajuda a provar isso. No programa “Showterview with Jessi“, todas concordaram que escolheram Jihyo como sua líder pela alta confiança na colega!

Por que existe essa posição?

O posto de líder é escolhido para que o grupo tenha uma direção a seguir, artisticamente falando. Por isso, o(a) líder é quem geralmente guia conversas em entrevistas e programas de TV, fala em nome dos(as) demais, além de mantê-lo unido em seu propósito.

Em quaisquer arranjos de pessoas, pode ser promissor que exista essa figura central justamente para que a parte interna tenha encorajamento para seguir trabalhando num ideal. E que a parte externa, ou seja, nós que somos telespectadores, possamos entender bem seu diferencial e decidirmos apoiar seus trabalhos ou não.

Muitas vezes acaba se tornando, também, uma figura “materna” 👩 ou “paterna” 👨.

O que faz um(a) líder em um grupo de kpop?

Cuida. Elogia. Encoraja… Como dito anteriormente, esse papel, na prática, tem o objetivo de estabelecer uma figura que orienta e carrega o grupo. Mas não necessariamente é a figura central dele enquanto imagem – essa tarefa é para o(a) chamado(a) “center”.

Talvez sua liderança seja expressa mais fortemente fora das câmeras do que na frente delas, quando os(as) outros(as) integrantes precisam de apoio para continuarem juntos(as). Em relato, a Solar, do Mamamoo já comentou sobre as dificuldades de se expressar e dar esse apoio quando, na verdade, ela também precisava dele.

Portanto, temos que nos lembrar que um líder em um grupo de kpop não deixa de ser um membro como qualquer outro, e que mesmo que exerça essa força em seu trabalho, também precisa de tempo e suporte para tal.

E já que acabamos de tocar no assunto, que tal ler também sobre o que é center no kpop e ver alguns exemplos que ajudam a tirar bem essa dúvida?!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.