443

Celebre o Chuseok, o festival da colheita na Coreia do Sul

A Coreia do Sul tem feriados superimportantes que servem para celebrar conquistas e reunir famílias. Por isso, a gratidão é um sentimento forte na celebração conhecida como Chuseok. Saiba mais sobre essa festa e prepare-se para sua viagem ao país.

Tópicos da matéria:

O que é Chuseok

O Chuseok (추석) é um feriado bastante especial na Coreia do Sul, também conhecido como Hangawi (한가위), ou Dia de Ação de Graças coreano. Trata-se do festival da colheita, que acontece no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, mas é celebrado durante três dias, incluindo um dia antes e um dia depois da data do feriado. Nessa celebração, os familiares se reúnem e aproveitam diversos pratos típicos de seu país para comemorarem a boa colheita.

Tradicionalmente, as mulheres da família preparam o Charye (차례), um rito ancestral memorial para celebrar a mudança de estação, onde se organiza uma mesa farta com frutas e arroz para agradecer a proteção dos ancestrais¹. Também é comum visitar as sepulturas de entes da família, o chamado Seongmyo (성묘), a fim de remover ervas daninhas e preservar seus locais de descanso eterno, chamado Beolcho (벌초).

Tradições do Chuseok

Há um comportamento nacional para celebrar o Chuseok que respeita as tradições e os ancestrais. Portanto, é importante celebrar essa festa em família o que, consequentemente, faz com que muitos estabelecimentos como escolas, bancos e correios permaneçam fechados durante os três dias. Veja outros costumes do feriado:

  • Comidas: é comum preparar, por exemplo, o Songpyeon (송편), que são pequenos bolinhos de arroz recheados com grãos variados, o Hangwa (한과), doces coloridos feitos com mel, raízes e frutas, e vinhos de arroz como o Sindoju (신도주) e o Dongdongju (동동주);
  • Presentes: desde o início da tradição do Chuseok, os coreanos presenteiam seus entes queridos com alimentos, itens de casa e cosméticos. Atualmente, os presentes mais procurados são kits com preços exorbitantes, como conjuntos de azeites, vinhos, ou ainda aparelhos eletrônicos;
  • Jogos: também celebram essa data com jogos folclóricos diversos a depender da região. Alguns deles são arco e flecha, cabo de guerra, o Ssireum (씨름) e o Taekkyon (태껸);
  • Dança: há uma dança tradicional chamada Ganggangsullae (강강술래), feita exclusivamente por mulheres que cantam e dançam em círculo na noite do Chuseok.

As estradas podem, inclusive, ficar lotadas com longos engarrafamentos durante esse período. Sendo assim, é recomendado preparar-se com antecedência caso viaje para lá.

Vídeos sobre o Chuseok

Que tal ver com os seus próprios olhos algumas das tradições desse feriado? Confira saudações, comidas típicas e jogos praticados pelos sul-coreanos abaixo.

Como o BTS comemorou o Chuseok de 2020

Os integrantes do BTS fizeram desejos para o próximo ano e votos para celebrar o feriado em paz e com muito amor. É o momento ideal para, além de fazer pedidos, agradecer por todas as coisas boas que aconteceram.

Um dia típico de Chuseok em família

O Henrique, do De Prosa na Coreia, mostrou como é um dia de Chuseok aproveitando comidas típicas, vendo a vovó colhendo e curtindo a bela paisagem do interior.

O ssireum praticado por duas grandes idols

Esse esporte é um dos jogos praticados durante o feriado. Ele consiste em uma luta entre duas pessoas que se seguram pelo cinto (satba) um do outro, um vermelho e um azul, até que um deles toque o solo com a parte superior do corpo e perca o jogo.

A dança feita por mulheres

O Ganggangsullae citado anteriormente é uma dança feita por mulheres em círculo. A palavra não tem significado, mas como é repetida constantemente na música, tornou-se também o nome desse espetáculo. Dê o play e confira!

Por fim, uma das características mais tradicionais da Coreia do Sul é a vestimenta típica conhecida como hanbok. Então leia mais sobre o assunto e amplie seus conhecimentos sobre o país.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.