771

O que significa MV no kpop e quais deles marcaram a sua história

Você já deve ter percebido que todo clipe de kpop tem a sigla “MV” no título, certo? Esse termo tem um significado que vai além das palavras, já que traz muito peso para um grupo ou artista e pode até colaborar com o seu sucesso nas paradas musicais. Quer saber mais? Continue a leitura:

Tópicos da matéria:

O que significa MV?

Meu Bias

O termo MV é a abreviação de “music video”, que nada mais é do que o vídeo musical ou videoclipe, como chamamos no Brasil. Um exemplo em frase:

“Gangnam Style”, do PSY, foi o primeiro MV de kpop a ultrapassar 1 bilhão de visualizações.

A principal função do MV é ilustrar uma música, ajudando a promover esse trabalho já que a produção audiovisual pode alcançar um número maior de pessoas. Por isso, também é uma oportunidade de conquistar novos fãs.

E PV, o que significa?

“PV” é outro termo, mas que significa “promotional video”, e serve exclusivamente para promover alguma canção, geralmente japonesa de um grupo de kpop. Também pode ser interpretado como vídeo prévia, já que costuma ser mais curto e não apresentar a música por completo.

20 MVs que marcaram a história do kpop

Listamos, a seguir, alguns dos MVs que fizeram mais sucesso ou foram importantes para abrir portas e quebrar barreiras no kpop. Não são os únicos importantes, mas definitivamente marcaram o kpop. Confira:

1. Gangnam Style – PSY

Impossível não falar de Gangnam Style quando se pensa em um MV importante para a onda hallyu. Lançado em 2012, o clipe foi o primeiro a ultrapassar 1 bilhão de visualizações no YouTube, fazendo a plataforma alterar seu contador de views para poder mostrar o novo recorde (na época). O PSY conseguiu unir fãs no mundo todo com o passinho do cavalo que até hoje é lembrado como um marco na história do kpop.

2. I Am The Best – 2NE1

De 2011, I Am The Best é o MV mais visto do quarteto 2NE1 e até hoje é lembrado por fãs e simpatizantes do kpop pela letra poderosa e a sua coreografia icônica! Os visuais das meninas também chamaram a atenção na época, bem como seu videoclipe superluxuoso.

3. Growl – EXO

Provando que um vídeo pode impulsionar uma canção e trazer o seu sucesso, os MVs de Growl (coreano e chinês), fortaleceram o poder da música e sua letra, tornando-se um trabalho que coleciona vitórias em programas musicais, prêmios e reconhecimentos até mesmo da Billboard como canção de kpop do ano de 2013.

4. Ice Cream – Blackpink (with Selena Gomez)

Ice Cream marcou uma colaboração poderosa no kpop, unindo um dos grupos mais populares – o Blackpink – e a mundialmente conhecida Selena Gomez, provando que os artistas da hallyu têm tanto poder e influência quanto qualquer outro no planeta.

5. Dynamite – BTS

Outra música que não pode ficar de fora desta lista é Dynamite, do BTS. Esses artistas estão em todos os lugares e essa canção marcou de vez a popularidade do septeto coreano, que caiu no gosto de pessoas de diversos países, participou de programas no mundo todo e não deixou ninguém parado.

6. I GOT A BOY – Girls’ Generation

Fazendo uma viagem no tempo chegamos em 2013, quando o Girls’ Generation parou o mundo do kpop com o lançamento de I Got A Boy: clipe supercolorido, coreografia ousada e uma quebra de expectativa na música que foi inusitada na época, dividindo gostos, mas não deixando dúvidas quanto ao seu marco.

7. Fantastic Baby – Big Bang

Outro MV que marcou a história do kpop é, com certeza, Fantastic Baby, do Big Bang. O clipe rendeu boas visualizações e comentários que ajudaram a tornar o grupo ainda mais popular, já que chamou a atenção de pessoas que ainda não eram fãs de kpop e se tornaram depois desse momento. O refrão é outro ícone do kpop – se você ainda não conhece, ouça agora!

8. Crazy – 4MINUTE

No lançamento foi um estouro: todo mundo falava do novo MV em preto e branco do 4MINUTE, das frases imponentes e dos seus figurinos, com os nomes das integrantes nos chapéus. Todos esses elementos formaram um combo de muito poder e que virou febre no kpop.

9. Fiction – BEAST

Outro MV que fez história em sua época e até hoje é lembrado por seu impacto é Fiction, do grupo Beast. A combinação das notas no piano, a repetição de “saranghae” do Junhyung e o clima chuvoso deixa essa obra melancólica e superbonita (e quem lembra da coreografia do refrão toca aqui ✋)!

10. Like Ooh-Ahh – Twice

Estreias marcantes também são importantes para o kpop, como aconteceu com o grupo Twice. Logo de início o grupo já foi amplamente abraçado e adorado por sua canção chiclete e divertida, bem como pelo carisma das nove integrantes do novo grupo da JYP (na época). Provavelmente um dos dance breaks mais repetidos do kpop e um MV que criou referências para outros grupos.

11. Lucifer – SHINee

Lucifer também foi (e ainda é), uma canção mega popular entre os fãs de kpop. Foi uma das primeiras coreografias de grupos de kpop a ser reconhecida por seu grau de dificuldade e permaneceu na lembrança por muito tempo. Em seu MV é possível constatar esse fato e apreciar tantos os passos dos meninos quanto suas habilidades vocais.

12. Red – HyunA

Usando e abusando de sua sensualidade, HyunA mostrou ao público que é desse jeitinho que ela gosta de trabalhar e é essa energia que quer transmitir ao seu público, sem medo do que a mídia pode falar. O MV é uma explosão da cor que o nomeia (vermelho), e tem tudo a ver com a cantora 💄.

13. Please don’t… – K.will

Uma das reviravoltas mais impactantes do kpop está no MV de Please don’t…, e que todo fã conhece bem. No clipe, a história de um casal que se forma em meio a uma amizade pode acabar confundindo os sentimentos e atrapalhando um relacionamento que nunca existiu. Para entender melhor, só conferindo o vídeo.

14. My Copycat – Orange Caramel

Um MV mega interativo como My Copycat só poderia estar em uma lista como esta, representando o kpop. Na produção, o trio Orange Caramel canta e dança enquanto apresenta ao expectador desafios como jogos dos (sete) erros e o famoso “Where’s Wally?”. Se você ainda não viu, assista e brinque também!

15. Neverland – Holland

O primeiro artista de kpop assumidamente gay fez sua estreia com direito a um lindo e delicado MV, com beijo e muita paixão. Holland expressou seus sentimentos na canção e possibilitou que fãs e outros(as) artistas pudessem se abrir mais com relação a questões como sexualidade e amor.

16. UP&DOWN – EXID

O público não estava muito interessado em Up&Down até que uma fancam (um vídeo produzido por fã), de uma das integrantes em apresentação dessa música viralizou na internet e fez o grupo se tornar o centro das atenções rapidamente. Por isso, esse MV entra para a lista como a prova de que o olhar de um fã pode contribuir para o sucesso de seu artista favorito.

17. Trouble Maker – Trouble Maker

Trouble Maker foi uma colaboração dos cantores Hyuna e Hyunseung, na época, da mesma empresa. A parceria entre os dois até hoje é lembrada como um marco no kpop cheio de sensualidade e carisma, sendo reproduzida por diversos casais – e amigos – em concursos cover de kpop.

18. Ressonance – NCT 2020

Ressonance também marca o kpop, mas com um videoclipe surpreendente de 23 integrantes, além da mistura de músicas muito bem estruturada das subdivisões do NCT. Os sons se misturam e mostram os desafios e as conquistas de celebrar um grupo grande e completo, que, novamente, mostra o poder do kpop.

19. HIP – Mamamoo

Hip também entra para esta lista como um trabalho que serviu para quebrar barreiras e padrões. As meninas do Mamamoo surpreenderam mostrando tanto no MV quanto na letra da música que têm pensamento forte e sabem que são boas no que fazem, não importando as críticas de uma sociedade ainda cheia de preconceitos.

20. Switch to me – Rain (duet with JYP)

Unindo nomes de grande importância para o kpop, o MV nos apresenta uma música gostosa de ouvir e de dançar, bem como uma história divertida que tem em seu desfecho outra personalidade que já foi até citada nesta lista. Por isso, sua importância no kpop está na representação dos artistas mais experientes e sua chama que não se apagou com o passar do tempo.

Agora que você viu o significado dos termos MV e PV, e conferiu alguns dos mais importantes para a história do kpop, tire todas as suas dúvidas sobre o termo kpopper e entre para o fandom de uma vez por todas.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.