459Seollal

Conheça e comemore o Seollal, o Ano Novo Coreano

Uma data importante como o Seollal é respeitosamente celebrada em família, agradecendo e pedindo benções para o novo ano que está chegando. É uma celebração sul-coreana que enche o país de abraços, sorrisos e boas comidas. Saiba mais sobre essa data a seguir.

Tópicos da matéria:

O que é o Seollal

O Seollal (설날), especialmente o Eumnyeok Seollal (음력 설랄), é o feriado nacional também conhecido como Ano Novo Coreano ou Ano Novo Lunar. Sua data coincide com o primeiro dia do calendário lunar, mas a celebração é feita, além dessa data, no dia que o antecede e no que sucede também. São três dias de comemoração em família, especialmente com as pessoas mais velhas da casa, pais, mães e sogros(as).

Assim como no Chuseok, nessa celebração é realizado o Charye (차례), um ritual ancestral para reverenciar e pedir benções aos antepassados com uma mesa farta, dando início a um novo ano iluminado¹. Também é realizado o Sebae (세배), outro ritual, mas este voltado ao agradecimento e votos de saúde aos mais velhos da família. As crianças costumam receber dinheiro após essa tradicional reverência.

Tradições do Seollal

Para celebrar o Ano Novo Coreano é importante conhecer melhor seus costumes e tradições. Veja, a seguir, algumas delas:

  • Comidas: nesse feriado, é comum preparar o Tteokguk (떡국), uma sopa de bolo de arroz que representa fartura, o Manduguk (만둣국), uma sopa alternativa à anterior, o Galbijjim (갈비찜), que são costelas assadas, e o Japchae (잡채), um prato de macarrão com vegetais²;
  • Roupas: a roupa usada na celebração é o hanbok, a vestimenta tradicional sul-coreana. Em tecidos de cores alegres, ajuda a pedir por boa sorte no próximo ano;
  • Jogos: alguns jogos são tradicionalmente feitos no Ano Novo Coreano, como o Yut Nori, jogo de tabuleiro bastante antigo, e o GoStop, um jogo de cartas³.

Com a grande procura por alimentos frescos, como frutas e carnes, o governo colabora para que o comércio consiga suprir as necessidades locais, que muitas vezes ultrapassam a quantidade de produtos disponíveis. É a prova de que é uma festa muito apreciada.

Vídeos sobre o Seollal

Esse feriado é um momento especial comemorado com pessoas queridas. Por isso, veja algumas de suas curiosidades, receitas e como os coreanos o celebram.

A origem de um feriado tão importante

A Arirang TV fez um pequeno documentário sobre a origem do Seollal. No vídeo, vemos alguns costumes e tradições dessa data especial.

Quais comidas são preparadas especialmente no Seollal

Que tal tentar fazer um prato especial no Ano Novo? A chefe Helena Jang e sua mãe prepararam uma receita de Tteokguk com um passo a passo fácil de acompanhar. Então, aproveite!

Comemorando o Ano Novo com a família

E, por fim, a Kate nos mostrou um pouco do feriado que passou com sua família, comprando e dando presentes, e desfrutando de um momento de qualidade com muita comida boa.

Além disso, outra data especialmente doce comemorada na Coreia do Sul é o pepero day, um dia em que amigos e parceiros trocam os famosos doces de chocolate em palito chamados de pepero.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.