186Bandeira da Coreia do Sul

A história e o significado da bandeira da Coreia do Sul

Uma das representações figurativas mais importantes para uma nação é a sua bandeira, responsável por carregar simbologias específicas e o orgulho de seu povo. Por isso, saiba mais sobre a bandeira da Coreia do Sul que já existe há mais de 75 anos.

Tópicos da matéria:

História da bandeira da Coreia do Sul

A bandeira coreana é chamada de Taegeukgi (태극기), e é formada por três elementos que compõem uma nação: a terra (o fundo branco), o povo (o círculo, ou taegeuk, vermelho e azul) e o governo (os quatro trigramas pretos). O modelo atual foi adotado pelo país em sua independência do Japão, em 1948, mas seus símbolos aparecem também em bandeiras mais antigas, como a usada na dinastia Joseon.

Apesar disso, o modelo atual só foi declarado como oficial pelo governo do país no dia 15 de outubro de 1949, marcando o dia da bandeira da Coreia do Sul. Suas especificações de dimensão foram declaradas em fevereiro de 1984, e suas cores foram precisamente definidas em outubro de 1997 por meio de um decreto presidencial.

O estudioso Brian Reynolds Myers afirma em sua tese de 2011 que a simbologia da bandeira da Coreia do Sul está mais associada ao povo coreano em si do que ao seu país, que viria em segundo lugar. Isso resultaria numa melhor separação da figura da bandeira com relação à política do país, além de ser de extrema importância e orgulho para seu povo¹.

Significado da bandeira da Coreia do Sul

O fundo branco da bandeira recebe um círculo dividido igualmente em duas partes em seu centro, cuja parte de cima é vermelha e a de baixo é azul. Esse dualismo representa, respectivamente, o yang e o yin, o dia e a noite, a vida e a morte, e assim por diante.

Sua combinação, portanto, simboliza o Absoluto, que é aquilo que resume a essência dos seres em equilíbrio, bem como a contradição da vida. Também há os trigramas nas laterais que representam os quatro pontos cardeais e os quatro mares².

Além do mais, os traços horizontais também têm outras interpretações:

  • As três linhas inteiras representam o céu (☰);
  • Já as três linhas quebradas do lado oposto representam a Terra (☷);
  • As duas linhas inteiras com uma partida no meio simbolizam o fogo (☲);
  • E as duas linhas partidas com uma inteira no meio representam a água (☵).

Depois de conhecer a história da bandeira, veja algumas indicações de filmes coreanos que retratam o dia a dia de seu povo e seus costumes.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.