405Poetry

12 filmes coreanos que agradam os mais diferentes públicos

Os filmes coreanos são nossas indicações de hoje. Aclamados por seus enredos nada previsíveis ou por elencos de atuação brilhante, essas produções têm rodado as telas mundo a fora mostrando mais de uma cultura tão singular. Não somente o respeito, mas também a nossa admiração aos envolvidos nas obras de arte que indicamos à seguir.

Muitos dos filmes desta lista são indicados apenas para maiores de idade e, por conta disso, sugerimos que verifique as classificações corretamente antes de assisti-los.

1. Nova Ordem Espacial (2021)

Diversos são os nomes conhecidos nessa obra da Netflix repleta de ação e aventura. Misturando várias línguas e humores, o filme nos conta a história de um grupo de catadores de lixo espacial que encontra algo que pode lhes render um bom dinheiro. Há apenas um detalhe: trata-se de um robô com aparência humana e inofensiva, mas capaz de causar uma destruição em massa.

2. Sintonizada em Você (2019)

Uma opção apaixonante nesta lista de filmes coreanos é Sintonizada em Você, obra que conta a romântica história de encontros e desencontros entre um casal. A jovem Mi Soo conhece o misterioso Hyun Woo e, logo descobre, através das palavras dos outros, que o rapaz tinha acabado de sair da prisão.

Mas a harmonia entre os dois falava mais alto do que qualquer um que pudesse os atrapalhar. A não ser o tempo… Com desencontros, perdas, idas e vindas, o casal vivia separado, mas com a esperança de que pensavam um no outro e em seu futuro juntos.

3. Parasita (2019)

Parasita dispensa apresentações, mas não pode faltar nesta lista. O filme coreano que ganhou o Oscar é um retrato social que mistura a vida de duas famílias. Ki Taek, sua esposa e filhos, que vivem apertados em um porão, se deparam com a possibilidade de mudarem de vida se infiltrando na casa dos Park. Um a um, arquitetam um plano que não permite falhas, mas a imprevisibilidade humana lhes oferece uma resposta cruel.

4. Em Chamas (2018)

Jong Soo e Hae Mi são velhos conhecidos que se reencontram inesperadamente. Hae Mi pede ao jovem um favor, o de cuidar de seu gato até que voltasse de uma viagem, e ele aceita o pedido sem muito questionar.

No retorno, Hae Mi traz um convidado que conheceu no caminho, Ben, mas que não conhecera o bastante para evitar os próximos capítulos de suas vidas. O filme instiga a curiosidade de quem assiste, fazendo queimar lentamente a cada cena, seja pelo seu enorme suspense ou pela ardente paixão.

5. Steel Rain (2017)

Baseado em um webtoon de mesmo nome, Steel Rain conta a história de um encontro entre um agente norte-coreano e um membro da segurança nacional da Coreia do Sul. Os dois se unem de forma secreta para tentar evitar uma guerra nuclear que possivelmente extinguiria a península coreana dos mapas.

6. O Motorista de Táxi (2017)

Man Seob dirige um táxi para sobreviver mês a mês, quando o que parecia ser a melhor das oportunidades chega até ele. Um jornalista lhe oferece um pagamento expressivo para que o levasse até Gwangju, onde filmaria as dores e injúrias sofridas pelo povo que luta contra a ditadura militar. Para o taxista, aquilo parecia distante de sua realidade, mas aos poucos foi lhe enchendo os olhos e a consciência.

7. Rastros de um Sequestro (2017)

Rastros de um Sequestro

Reprodução

Uma comum troca de casa pode ser o início de uma completa mudança de vida. Quando o mais velho, Yoo Seok, é sequestrado diante do mais novo, Jin Seok, pouco a pouco aquilo que acreditava entra em dúvida. Mas na nova casa, o silêncio da ausência do irmão não é mais incômodo do que os barulhos vindos de um quarto trancafiado pelo antigo morador.

Após longos 19 dias de desaparecimento, o retorno de Yoo é, na verdade, um mistério para Jin, que percebe que há algo de errado nessa história. Por isso, ele seguirá os rastros do sequestro para entender o que de fato aconteceu.

8. Invasão Zumbi (Train to Busan) (2016)

Em Invasão Zumbi, quando uma epidemia toma conta da Coreia do Sul devido a uma espécie de vírus que infectou seus cidadãos e está os tornando zumbis, algumas pessoas conseguem o último fio de esperança ao subirem no trem que vai a Busan – a única cidade não contaminada. A jornada dolorosa é contada, principalmente, por pai e filha, e pode ser assistida na Netflix.

9. A Criada (2016)

Outro título altamente elogiado entre os filmes coreanos é A Criada. Em sua dura história, conhecemos a jovem Sook Hee, vendida a uma família japonesa cuja herdeira de toda a fortuna espera pelo sórdido casamento com o próprio tio.

A trama tem inúmeras camadas de mistério reveladas aos poucos, um verdadeiro jogo para ver quem é que engana quem. Mas também aborda feridas de uma Coreia do Sul em meio a ocupação japonesa, o trato à mulher e uma paixão que nasce entre dois corações machucados.

10. A Era da Escuridão (2016)

A Era da Escuridão

Reprodução

Também abordando a ocupação japonesa da Coreia do Sul, esse filme nos apresenta os dilemas de quem se divide entre seguir as normas que lhe foram impostas, ou abraçar a bravura de defender algo mais importante. Em sua história, conhecemos personagens que, na luta pela independência, seguem as sombras para encontrarem um caminho para a vitória, mesmo que ele seja violento.

11. Poetry (2010)

Poetry

Reprodução

Essa história nos convida a observar cada simples detalhe, e a sentir a vida através dessa experiência. A personagem principal, Mija, é uma senhora gentil que se dedica a cuidar do neto. Ao descobrir um crime na família, e uma doença que lhe embaralha a memória, ela tenta encontrar soluções para os problemas enquanto invisibiliza a si mesma.

O filme, em uma demonstração de empatia, termina com suas condolências em forma de poema para quem não pode mais dizer uma só palavra.

12. Oldboy (2003)

Oldboy

Reprodução

Por fim, a obra de Park Chan Wook, de 2003, que é provavelmente o título mais forte desta lista. Em Oldboy, Daesu foi preso em um quarto de hotel onde descobriu ser procurado por um crime que não cometeu. Longos quinze anos se passaram e seu desejo por vingança alimentado.

Quando o personagem se viu livre do cativeiro, e na procura de seus algozes, encontrou um novo refúgio para seu corpo e sua mente, mas que se tornará seu verdadeiro inferno.

Uma das obras desta lista de filmes coreanos é inspirada em um estilo de história em quadrinhos que teve início na Coreia do Sul, mas já conquista leitores(as) e escritores(as) no mundo todo. Saiba o que é webtoon e conheça mais desse outro universo artístico.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.