672

O que significa kpopper + 4 passos para se tornar fã de verdade

No kpop existem muitos termos usados para determinarem elementos e estilos, mas há o termo kpopper, em específico, que refere-se ao fandom em si, os próprios fãs de kpop (simples, né?). Confira a matéria a seguir e veja o que realmente te define enquanto fã e algumas belas ações praticadas por essas pessoas.

Tópicos da matéria:

O que significa kpopper?

Meu Bias

O termo kpopper, como dito anteriormente, nada mais é do que a palavra que nomeia os(as) fãs de kpop. Ela não representa os(as) artistas do kpop – que são os(as) k-idols -, como muitas pessoas podem pensar, mas sim seus e suas fãs.

4 passos para ser um(a) kpopper de verdade

Ser fã de kpop não é saber um monte de palavras em coreano ou ter decorado tudo sobre seu bias em um site de curiosidades. Não existem regras, mas acreditamos que ser fã é estar presente compartilhando memórias e construindo um ambiente saudável. A seguir, listamos algumas coisas que consideramos realmente importantes para ser fã de kpop:

1. Você não precisa saber de tudo

Oh No Merry Happy GIF by TWICE - Find & Share on GIPHY

É superdifícil acompanhar todas as novidades de grupos e artistas no kpop: são muitas notícias diariamente e pode ser um peso se você se esforçar para tentar seguir tudo o que acontece. Mas pode ficar tranquilo(a) que, para ser fã, não precisa saber de tudo.

Nem acompanhar todas as notícias, nem descobrir tudo que já aconteceu da noite para o dia. São muitas informações e você pode ir, aos poucos, aprendendo sobre esse universo.

2. Também não precisa gostar de tudo

K-Pop No GIF - Find & Share on GIPHY

Vamos ser bem sinceros, não tem nada mais desagradável do que nos forçarmos a ser o que não somos, não é? Então nos forçarmos a gostar de algo só porque outras pessoas gostam também não é legal.

Você pode sim ser kpopper e não gostar de todos os grupos ou de tudo que acontece na onda hallyu (até porque tem algumas coisas questionáveis). E é bom lembrar que não gostar é completamente diferente de não ter respeito, tá bem?

3. Você é tão livre quanto a sua bias

Girl'S Day Minah GIF - Find & Share on GIPHY

Eles(as) têm suas próprias vidas, seus círculos de amizades, famílias e tudo isso deve ser respeitado como acontece com a gente. Não é porque um(a) artista escolheu essa profissão que sua liberdade pode ser roubada, certo? Independentemente da profissão, todos temos nossas vidas particulares que devem ser respeitadas.

4. Apoie seu bias do jeito que puder (sem pressão)

K-Pop Dont Wanna Cry GIF - Find & Share on GIPHY

Não tem problema se não consegue, nesse momento, ajudar seus artistas favoritos comprando os seus produtos, por exemplo. Você pode apoiá-los de diversas formas, como divulgando seus trabalhos para um(a) amigo(a), ou vendo repetidamente seus MVs. Isso não te faz “menos fã”, e você continua sendo um(a) verdadeiro(a) kpopper.

É claro que não há um manual dizendo o que fazer para ser fã de verdade. Se entrou na onda hallyu recentemente e quer saber como ser fã de kpop, basta conhecer um pouquinho de cada assunto por dia, no seu tempo e sem pressa, porque há muito o que descobrir.

Boas ações feitas por kpoppers que deixam o coração quentinho

Você sabia que fãs de kpop colecionam uma lista de boas ações em prol da caridade, da doação e outros feitos de se encher de orgulho? Pois é, o fandom comumente se une por boas causas e colabora para a construção de um futuro melhor, tudo isso inspirado por seus artistas preferidos. Veja, a seguir, alguns desses feitos.

Preservação da natureza em nome do fandom

No ano de 2012, os fãs do antigo grupo Seo Taiji and Boys arrecadaram mais de 38 milhões de wons (na época, cerca de 35 mil dólares), para a compra de uma extensa região de floresta tropical no Brasil, como forma de homenagear seus ídolos pelo seu 20º aniversário.

As doações foram feitas ao World Land Trust, o que possibilitou a compra de quase cinco hectares, conservando assim a natureza de uma grande parte do nosso território. Continuando a gentileza, o próprio Seo Taiji pagou pela plantação de mais 5.000 árvores ao redor da região.

Doação de sangue, doação de vida

Reprodução

Em fevereiro de 2016, fãs da Woori (ex-Rainbow) tiveram, em conjunto, a linda atitude de doar sangue para a Korea Pediatric Cancer Foundation para crianças que sofrem de câncer e leucemia, fazendo isso como um presente de aniversário para a cantora. Na ocasião, Woori publicou o certificado de doação em seu nome e agradeceu aos fãs pelo “melhor presente de aniversário”.

Outras doações também aconteceram em nome de artistas como Jimin (BTS), em 2019, onde aproximadamente 600 pessoas puderam contribuir com a vida doando sangue.

O sonho do meu bias é meu sonho também

Reprodução

O líder do B.A.P, Yongguk, disse, certa vez em entrevista, que tinha um sonho de poder construir escolas em comunidades carentes na África em nome de seu grupo e de seus fãs. Então, motivados por esse exemplo, seus fãs se uniram e criaram o B.A.P Helping Hands, para realizar projetos sociais em nome do grupo.

Eles conseguiram arrecadar mais de 25 mil dólares que foram doados ao projeto Pencils of Promise, responsável por construir escolas solidárias. Com isso, em 2018 foi construída a B.A.P Town, em Gana, na África, um símbolo do poder que o sonho de alguém pode ter quando várias pessoas se unem por esse bem.

Vamos, juntos, fazer uma boa ação

Reprodução

Devido à situação de pandemia iniciada em 2020, o cantor Suga (BTS) fez uma doação expressiva para sua cidade natal, Daegu, doando cerca de 100 milhões de wons. Por conta dos cancelamentos de shows e pelo bom exemplo de seu artista favorito, os fãs resolveram usar o dinheiro do reembolso dos ingressos do show em prol da solidariedade e também fizeram doações.

Doações de arroz, outros alimentos e roupas

A doação de arroz é uma prática comum entre os fãs de kpop, que compram sacos de cerca de 10 quilos cada e fazem a doação para entidades carentes em nome de seus bias – todos sempre muito agradecidos pelo belo gesto. Por isso, que continuemos com as doações e bons exemplos!

Por fim…

O Meu Bias apoia todas as práticas positivas que enalteçam amizade, respeito e amor entre fãs, artistas e a comunidade externa. Nós sabemos que há problemas no fandom, mas não queremos que o termo “kpopper” seja atrelado somente às suas dificuldades. Não consideramos isso justo nem que seja esse o significado de ser fã. Acreditamos que o trecho abaixo combine bem melhor:

Se você quer mergulhar de cabeça na onda hallyu, pode ser o momento certo para aprender como dançar kpop, começar um novo exercício físico e, de alguma forma, ficar mais perto do seu bias.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.