403Seo Taiji and Boys, um marco para a origem do kpop

Conheça a origem do kpop, onde e como tudo começou

O kpop teve início em 1992 com a estreia de seu primeiro grupo, o Seo Taiji and Boys. Esses artistas abriram caminhos para outros estilos surgirem, e um movimento que, não muito tempo depois, recebeu nome e sobrenome: a onda hallyu. Isso porque o kpop se tornava relevante em outros países, como China e Japão, não tardando a conquistar o mundo.

O primeiro grupo de kpop

Seo Taiji and Boys, um marco para a origem do kpop

Reprodução

Ainda no início da década de 90 havia uma resistência da população e das emissoras de televisão em aceitar e consumir músicas que trouxessem letras que não exaltassem seu país e cultura.

Porém, uma parcela do público, a mais jovem, se interessou por um trio que cantava sobre um coração partido em um programa da MBC¹. Eles ficaram em último lugar no show, mas em primeiro nas paradas musicais por dezessete semanas consecutivas.

Por isso, falar sobre o Seo Taiji and Boys é mais do que citar o primeiro grupo da hallyu. É representar uma ruptura na censura da música em seu país, que aos poucos foi se abrindo para novas possibilidades. Os grupos da primeira geração do kpop também ajudaram a divulgar essa nova atitude que se fez presente, não só na música, mas na moda e cotidiano.

O cantor G-Dragon, por exemplo, já comentou sobre sua paixão pelo visual que esses artistas levaram para a Coreia, comprovando seu poder de influência. Foi esse amor por roupas largas combinando com o famoso Air Force 1, tênis da Nike, que o levaram a produzir a própria coleção em parceria com a marca em 2019².

As primeiras empresas de kpop

É claro que o crescimento do kpop teve impacto direto na economia da Coreia do Sul. Na série Explicando, da Netflix, um episódio especialmente dedicado a contar a sua história em todos os detalhes revela pontos importantes de como o kpop criou uma ponte entre a Coreia e o restante do mundo, gerando um produto de enorme sucesso.

Empresas como a SM Entertainment (1995-atual), a JYP Entertainment (1996-atual) e a YG Entertainment (1997-atual) surgiram em um período de grandes sonhos para o futuro da expansão cultural sul-coreana. E elas são, até os dias de hoje, criadoras de conteúdo que inspiram milhares de fãs.

De uma dessas empresas é também um dos primeiros grandes sucessos do kpop, a música “Candy“, do grupo H.O.T. A canção foi originalmente lançada em 1996 e reinterpretada pelo grupo NCT Dream em 2022, incríveis 26 anos depois.

Os primeiros fãs e fandoms

Reprodução

Antes do lightstick se popularizar eram os balões, entregues nas entradas dos espetáculos e programas de televisão, que coloriam as plateias e arquibancadas. Eles carregavam a cor do fandom e passaram a disseminar também essa peculiaridade do kpop.

Com o aumento de shows no período noturno e, é claro, de uma visão econômica sobre um produto, foi que o lightstick tomou de vez o papel principal dos fandoms de kpop, sendo um verdadeiro item de colecionador. Acredita-se, inclusive, que o primeiro modelo mais elaborado tenha sido a famosa coroa amarela do grupo Big Bang.

Por fim, sugerimos uma leitura que complementa o texto acima, já que citamos as interferências do governo na música. Ela fala sobre a censura no kpop, seus padrões e os seus principais alvos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.