487

O real significado de fancam e exemplos que viralizaram

Uma fancam pode ser o elemento que faltava para que um grupo entrasse de uma vez no coração de um fã de kpop, pois é uma produção audiovisual simples, mas altamente poderosa. Saiba mais sobre o termo, a seguir.

Tópicos da matéria:

O que é uma fancam no kpop?

Significado de fancam

Meu Bias

O termo fancam surgiu para designar um vídeo produzido por fãs de seus ídolos preferidos, cujo intuito era dar destaque individual para cada integrante de um grupo de kpop. Uma forma de deixar claro os talentos de cada um.

Anos atrás, esse tipo de conteúdo não era tão facilmente produzido, mas assim que as fancams estouraram na mídia, as próprias empresas passaram a produzí-las como vídeos extras, como os das performances em programas musicais, por exemplo. São vídeos muito populares e adorados pelo fandom.

5 exemplos de fancams que viralizaram

O kpop é conhecido por seus inúmeros talentos, que ficam nítidos nos olhos dos fãs e nas lentes de suas câmeras. Por isso, algumas apresentações acabam viralizando e atraindo mais atenção para esses artistas, confira:

1. Hani interpretando Up&Down em 2014

Essa é a fancam que explodiu a carreira do EXID e permitiu que o grupo ficasse nos holofotes por bastante tempo, salvando-as de um possível disband na época. A apresentação super poderosa mostra o brilho da integrante Hani, mas também é possível acompanhar os vocais de todo o grupo através do vídeo.

2. V apresentando Boy With Luv em 2019

A fancam acima já tem mais de 140 milhões de visualizações, e é possivelmente a mais assistida de todo o YouTube. Assim como a primeira, também podemos ver o destaque em um dos membros do grupo, mas acompanhar todo o trabalho em equipe na coreografia e no vocal.

3. Suzy em Love Song de 2015

Às vezes uma fancam pode ultrapassar o número de visualizações do próprio MV ou de execuções da música nas plataformas em que é disponível, como é o caso do exemplo acima. No YT a música tem cerca de 1 milhão de views, enquanto a fancam de Suzy tem mais de 30 milhões.

4. Junho interpretando My House em 2015

Mais uma fancam que viralizou anos depois de sua publicação foi com Junho, do 2PM. O integrante estava cumprindo seu serviço militar quando o vídeo estourou e o grupo foi posteriormente convidado a apresentar a canção mais uma vez, com amor e apoio dos fãs.

5. Brave Girls apresentando Rollin’ para o exército

Esse compilado de fancams do grupo Brave Girls, fez sua música Rollin’ não só voltar às paradas musicais depois de anos, como receber um All Kill e seu tão sonhado first win. O grupo também adiou seu disband graças ao sucesso repentino da canção adorada pelos soldados sul-coreanos.

Chegamos ao final desta matéria, mas ainda há muito o que conhecer no universo da hallyu. Por isso, veja também os significados de aegyo e eye smile aqui no site.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.