967

8 posições de grupos de kpop explicadas e com exemplos

Existem algumas funções e posições de grupos de kpop conhecidas desde o começo dessa subcultura. Hoje, muitos grupos abdicam das posições ou as modificam de acordo com cada novo trabalho, mas de forma geral elas existem para organização desses artistas. Entenda melhor a seguir.

Tópicos da matéria:

Para que servem as posições de grupos de kpop?

As posições de grupos de kpop ajudam a organizar funções que destacam as melhores habilidades de cada artista, os(as) posicionando de acordo com suas aptidões e seguranças.

Mas há quem acredite que romper com as posições fixas pode influenciar no desenvolvimento individual de todos(as) os(as) integrantes de um grupo igualmente – como é o caso do TXT.

8 posições de grupos de kpop explicadas

Confira, a seguir, quais são as posições de grupos de kpop com suas explicações e exemplos de diferentes artistas.

1. Líder

A liderança de um grupo de kpop é comumente associada ao(a) seu(a) integrante mais velho(a), como acontece com o SHINee, por exemplo, cujo líder é o Onew. Mas isso não é uma regra que não pode ser quebrada.

Em alguns casos, quem tiver mais aptidão para guiar o restante do grupo pode ser escolhido(a) como líder, como acontece com o Twice, que tem como líder a Jihyo. Alguns grupos também não têm essa posição definida como, por exemplo, o Blackpink.

2. Face

Já a posição de face é dada ao(a) integrante que representa (como o nome sugere) o rosto do seu grupo. Essa posição é associada à popularidade do(a) idol, que geralmente é o(a) que mais aparece em programas de televisão e é responsável por chamar a atenção para seu grupo.

Nem todos os grupos de kpop têm um(a) face, mas temos alguns exemplos como a Hani (EXID) e o Cha Eunwoo (Astro).

3. Visual

A posição de visual no kpop pode se assemelhar a anterior, mas nesse caso trata-se daquele(a) integrante que é considerado(a), pelo público, o(a) mais bonito(a) de acordo com os padrões de beleza de seu país. Os deuses e deusas coreanas são a Jisoo, do Blackpink e o Seonghwa, do Ateez, por exemplo.

4. Center

Center é uma posição mutável que pode ser alterada de acordo com cada promoção do grupo para fortalecer sua imagem. É uma posição que determina qual artista ficará no centro de fotografias, coreografias e todo e qualquer tipo de produção gráfica, e é escolhido(a) também para chamar a atenção, levando em consideração suas melhores habilidades e características. Um grande exemplo é o Taeyong, do NCT.

5. Maknae

Esse é um dos termos do kpop que representa “o(a) integrante mais novo(a) de um grupo”. É uma posição única e exclusivamente dada para aquele(a) que nasceu por último. Alguns e algumas de nossas maknaes são a Hwasa (Mamamoo) e o I.N (Stray Kids).

6. Vocalistas

Como falamos de um grupo de kpop, é claro que todos(as) os(as) integrantes compõem o time de vocalistas. Mas essa é uma posição dividida de acordo com as habilidades vocais de cada um(a), que também definem quantidade de linhas nas músicas. Não necessariamente é uma posição de um(a) único(a) dono(a). Por isso, temos o(a) vocalista…:

  • Principal: quem tem as melhores habilidades vocais, como a Bom (ex-2NE1);
  • Líder: quem também tem boas habilidades vocais, mas fica em “segundo lugar”, como o Suho (EXO);
  • De apoio: quem dá suporte às outras linhas da música, como a Jia (ex-miss A).

7. Rappers

De forma semelhante, também temos outra posição dividida de acordo com as habilidades que é a posição de rapper em um grupo de kpop. Nem todos(as) os(as) integrantes preenchem essa posição, mas aqueles(as) que sim o fazem de acordo com as definições abaixo:

  • Principal: quem tem as melhores habilidades de rap, comumente escrevendo suas próprias letras, como o RM (BTS);
  • Líder: quem também tem boas habilidades de rap, mas não tanto quanto o(a) principal, como a Karina (aespa);
  • De apoio: quem tem melhores habilidades de rap em comparação a quem não faz rap, como o Nichkhun (2PM).

8. Dançarinos(as)

Essa posição se encaixa em todos(as) os(as) artistas dentro de um grupo de kpop, mas é apenas separada pela aptidão a quem se destaca nessa função, conforme descrito a seguir:

  • Principal: quem tem as melhores habilidades de dança, geralmente ficando com os solos de uma coreografia, como a Sua (Dreamcatcher);
  • Líder: quem também tem boas habilidades de dança, mas fica em “segundo lugar”, como o Jun (A.C.E).

Quer ler outras curiosidades sobre a hallyu? Veja qual é a relação entre kpop e MBTI e encontre os artistas que se identificam com o mesmo perfil que você!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.