540

O que é first win e como ele transforma a carreira de k-idols

O real significado do first win vai além de receber os parabéns e uma plaquinha ou trofeu. Não é um prêmio como o bonsang ou o daesang, mas é um marco significativo para todo(a) artista de kpop – sem dúvidas. Saiba mais sobre essa conquista a seguir.

Tópicos da matéria:

O que é um first win?

Meu Bias

O first win, ou 1st win, é literalmente a primeira vitória de um grupo ou solista de kpop em um programa musical coreano como o Inkigayo ou o M!Countdown, por exemplo.

É o reconhecimento de seu trabalho como um todo já que, para ganhar, o(a) artista é avaliado(a) em diversos quesitos como visualizações no MV promovido, número de vendas de álbuns físicos e digitais e até mesmo uma avaliação de especialistas – tudo vai depender do programa em questão.

A importância de receber esse prêmio está em conquistar o público que vai ficar mais interessado nos seus trabalhos, e também atrair os olhos de marcas que possam querer fazer campanhas e propagandas com quem estiver fazendo sucesso nesses programas.

Por outro lado, e infelizmente, alguns grupos chegam a oficializarem seu fim sem ao menos conquistarem o sonhado 1st win, como aconteceu com o gugudan.

Grupos que (ainda) não têm first win

A seguir estão alguns nomes de grupos que ainda não tiveram suas primeiras vitórias em programas, mas há muitos outros contando com o seu apoio para conquistaram esse momento de glória:

Nome do grupo Ano de debut
A.C.E 2017
KARD 2016
UP10TION 2015
VAV 2015
Weki Meki 2017

Vamos torcer para essa lista ser atualizada o mais rápido possível, certo?

5 vezes em que o first win emocionou a todos

Para muitos, nada se compara com a conquista de um 1st win e, por isso, as emoções são fortes ao segurar pela primeira vez um troféu de programa musical. Emocione-se também com alguns grupos e solistas a seguir:

1. Rollin’ – Brave Girls

O Brave Girls conta uma história de superação. O grupo fez sua estreia em 2011 e somente dez anos depois, em 2021, conquistou sua primeira vitória em programas musicais. A surpresa das integrantes pode ser vista no vídeo acima, muito emocionadas por finalmente receberem esse prêmio tão especial.

2. Where You At + Bet Bet – Nu’est

Com o Nu’est a comemoração foi feita duas vezes, isso porque o 1st win veio em 2017 para as promoções do grupo sem o integrante Minhyun, que na época promovia com o Wanna One. O quinteto completo só recebeu a primeira vitória mais tarde, em 2019, com o single Bet Bet.

3. Bad Love – Key

Key, do grupo SHINee, fez sua estreia solo em 2018, mas só recebeu o first win em 2021 com a canção “Bad Love”. Muito surpreso, o cantor precisou respirar fundo e manter a calma para cantar e comemorar essa vitória.

4. No – CLC

O CLC também comemorou o seu 1st win tardiamente, após quase quatro anos desde sua estreia. Foi difícil segurar as lágrimas e todas agradeceram pelo apoio dos fãs e de toda a equipe que faz o kpop acontecer por trás das câmeras.

5. Good Guy – SF9

Outra forte emoção fez com que o SF9 se emocionasse e vibrasse com os fãs pela conquista do first win. Enquanto alguns integrantes agradeciam, cantavam e comemoravam, outros só conseguiam chorar e andar pelo palco ainda incrédulos com a conquista.

No final das apresentações nesses programas musicais, os(as) artistas encenam o chamado ending fairy para cativar os fãs e o público em geral. Muitos deles viralizaram e fomentaram os nomes dos grupos na mídia!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.