21Bibimbap, uma das comidas coreanas

As 10 comidas coreanas mais citadas na internet

A expansão dos k-dramas no mundo todo nos últimos anos fez com que a cultura de seu país de origem também chamasse a atenção do público, o que inclui, é claro, a sua culinária. Por isso, as comidas coreanas ganham espaço em restaurantes e mercados, além dos corações do público brasileiro. Veja algumas delas a seguir.

1. Bibimbap (비빔밥)

Um dos pratos coreanos mais adorados é chamado de Bibimbap, e consiste em uma mistura de arroz branco, carne e vegetais que são preparados e misturados em uma tigela de pedra. Há uma variedade de ingredientes extras que podem entrar nessa mistura, o que permanece em comum é mesmo esse abraço quentinho que a comida lhe oferecerá.

Recapitulando os ingredientes principais desse prato:

  1. Arroz branco;
  2. Verduras e legumes de sua preferência;
  3. Carne (geralmente a moída).

2. Kimchi (김치)

O Kimchi também é um preparo mundialmente conhecido, e trata-se da preparação de vegetais em salmoura, com fortes temperos que ajudam na sua fermentação. Por isso, sua confecção leva dias, e geralmente é feita em grandes quantidades para durar um longo período.

Comumente o Kimchi é preparado com:

  1. Acelga e nabo;
  2. Sal e pimenta;
  3. Alho e gengibre;
  4. Molho de peixe.

3. Tteokbokki (떡볶이)

Esse bolinho de arroz cozido, acompanhado de um molho que pode ou não ser apimentado, é outra iguaria da culinária coreana. Esse é um prato caseiro, mas também muito consumido em restaurantes, que podem até ser especializados em Tteokbokki.

Os ingredientes do prato são:

  1. Tteok (bolinhos de arroz);
  2. Gochujang (pasta de pimenta).

4. Japchae (잡채)

O Japchae é um prato feito à base de macarrão de batata doce frito e legumes a gosto. Ele pode ser servido como prato principal, ou como acompanhamento para uma bela cumbuca de arroz. Além disso, também há variações da comida quente, em temperatura ambiente e fria. É só escolher sua preferida!

Nesse preparo os ingredientes costumam ser:

  1. Macarrão de batata doce;
  2. Cenoura;
  3. Espinafre;
  4. Cogumelo.

5. Bulgogi (불고기)

Bulgogi significa, literalmente, “carne feita no fogo”, e essa é a sua perfeita descrição. Para fazer a receita, basta temperar e marinar carne bovina em tiras bem fininhas e, depois, grelhá-las e serví-las com o acompanhamento que preferir.

Sendo assim, o ingrediente principal desse prato é… a carne bovina! Confira o vídeo para saber como prepará-lo.

6. Frango frito coreano

Uma das comidas coreanas mais difundida pelos k-dramas é o seu famoso frango frito apimentado. As peças de carne devem ser temperadas, empanadas e, finalmente, fritas com a adição de um molho especial e picante.

Ingredientes principais desse prato:

  1. Coxas de frango;
  2. Gochujang (pasta de pimenta).

7. Samgyeopsal (삼겹살)

Mais um prato com carne é o Samgyeopsal, que é a barriga de porco grelhada. Aqui, o importante é fazer uma boa base de molhos e temperos para mergulhar os pedaços da carne, e fazerem dela ainda mais saborosa.

De forma semelhante ao Bulgogi, citado anteriormente, o Samgyeopsal também conta com uma estrela principal: a carne.

8. Naengmyeon (냉면)

Para aqueles que gostam de pratos refrescantes, o Naengmyeon é uma ótima opção, sendo sua base feita com macarrão e os complementos a gosto, podendo ir de legumes a carnes – além daquele molho apimentado comum em diversas comidas coreanas.

O que é preciso para fazer este prato em casa:

  1. Macarrão fininho;
  2. Legumes a gosto;
  3. Gochujang (pasta de pimenta).

9. Kimbap (김밥)

O Kimbap é daquelas receitas afetivas, feitas com bastante carinho e praticidade. Ele consiste em um enrolado de legumes e omelete envoltos em uma folha de alga. Sua versão mais tradicional não conta com carne, mas é possível encontrar uma variedade imensa de opções de Kimbap.

Ingredientes principais desse prato:

  1. Arroz;
  2. Folha de alga;
  3. Cenoura;
  4. Ovos (omelete).

10. Sundubu Jjigae (순두부찌개)

Por fim, vejamos um preparo ensopado com tofu e vegetais. Ele é preparado numa panela de cerâmica com uma pasta apimentada feita com carne, além da grande estrela que é o tofu! Os demais ingredientes podem variar a gosto, mas geralmente serve-se com arroz e kimchi.

Os ingredientes necessários para o prato são:

  1. Tofu;
  2. Carne (suína ou bovina);
  3. Shoyu, pimenta e óleo de gergelim torrado.

Se for bom na cozinha, você pode querer preparar os pratos mostrados acima em algum feriado coreano como o Seollal ou o Chuseok. Saiba mais sobre ambos clicando nos links!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.