759

Debut: um dos dias mais importantes para artistas de kpop

No kpop, existem muitos termos específicos utilizados para representar momentos importantes, prêmios de grande relevância e apelidos carinhosos para nossos(as) artistas favoritos(as). Mas uma dessas palavras se destaca, que é “debut”, um marco de um dos dias mais sublimes na carreira de um(a) k-idol. Veja, a seguir, mais sobre esse termo:

Tópicos da matéria:

O que é o debut no kpop?

Meu Bias

A palavra vem do verbo “debutar”, que significa “estrear” ou “fazer algo pela primeira vez”. No kpop, esse termo é utilizado para representar a estreia de um grupo ou solista, e marca o seu primeiro trabalho – tanto o lançamento do MV, do álbum e de sua primeira apresentação em programas musicais. É, inclusive, na data de apresentação que se define o dia do debut.

Por exemplo: o debut (a estreia) do BTS foi em 2013 – no dia 13 de junho.

Como funciona o debut na Coreia

Como dito anteriormente, esse dia é marcado pela apresentação de estreia em algum dos programas musicais sul-coreanos. Mas há um momento que antecede sua estreia chamado de pré-debut, que compreende o período em que a empresa começa a divulgar notas, imagens e vídeos dos artistas que pretende lançar no mercado futuramente.

Durante esse tempo, os artistas se preparam arduamente para que, no dia oficial de sua estreia, tudo ocorra bem – afinal, a primeira impressão geralmente é a que fica, não?

Comemorações de debut

Há algumas datas especialmente comemoradas contando a partir do dia de estreia, como os habituais aniversários (ano a ano), mas também os 100 ou 1000 primeiros dias. São marcos celebrados com muita gratidão e, às vezes, presentes e mimos oferecidos aos fãs.

E o que é o debut stage?

Um debut stage é a apresentação de estreia de um(a) solista ou grupo de kpop, com um palco bem produzido e temático. Os(as) artistas fazem uma preparação antecipada para que a sua estreia tenha impacto na mídia e seja bem comentada entre novos possíveis fãs. Vamos ver alguns para entender melhor?

O debut stage do Stray Kids trouxe um show de pirotecnia

Veja quantos dançarinos de apoio participaram da estreia solo da Hwasa

Vamos voltar mais uns aninhos no tempo? 🥺

Os debuts também podem ser de sub-units

E mesmo se o grupo for temporário, a estreia é sempre um momento mágico

Por fim, depois de fazer sua estreia, se o(a) artista ou grupo de kpop fizer sucesso provavelmente retornará aos palcos e poderá aproveitar o ending fairy. Descubra também seu significado e veja alguns exemplos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.