723

Dicas e vídeos para aprender de uma vez como dançar kpop

Dentre as inúmeras boas influências que o kpop levou para fãs de todo o mundo está a prática de um exercício físico: a dança! Essa atividade é uma das grandes artes, que faz bem ao corpo e à mente, e praticá-la com suas músicas favoritas fica ainda melhor. Quer aprender como dançar kpop? Então confira nossas dicas e vídeos para você treinar hoje mesmo.

Tópicos da matéria:

6 dicas para saber como dançar kpop

Separamos seis dicas essenciais para lhe ajudar nessa atividade física. São conselhos para lembrar que, além de se divertir, é importante cuidar da saúde do seu corpo:

1. Entenda o seu nível de dança

Antes de aprender uma coreografia de kpop, o ideal é entender em que nível de dança você está, para então escolher as melhores coreografias de acordo com suas habilidades. Se é a sua primeira vez fazendo esse tipo de exercício físico, busque coreografias mais fáceis – não faltam opções, aqui ninguém fica de fora. Veja as músicas que separamos para você:

Coreografias de kpop para iniciantes:

  • Sistar – Loving U
  • Pentagon – Shine
  • Apink – Remember
  • BTS – Boy With Luv
  • Twice – TT
  • Winner – Really Really
  • Blackpink – As If It’s Your Last
  • Seventeen – Left & Right

Coreografias de kpop difíceis:

  • Dreamcatcher – Chase Me
  • PSY – New Face
  • Sonamoo – I (knew it)
  • Monsta X – Shoot Out
  • BoA – Only One
  • NCT 127 – Kick It
  • IZ*ONE – Fiesta
  • Taemin – Move

Conforme for se acostumando com os passos, avance nas dificuldades a aprenda novas coreografias sem medo!

2. Respeite o seu tempo e o seu corpo

Dizem que a prática leva à perfeição, o que quer dizer que a sua dedicação ao longo do tempo poderá te levar a outros níveis de dança. Com o tempo o corpo se acostuma com essa atividade e você consegue aprender cada vez mais rápido e mais facilmente. No começo pode ser difícil, mas o importante é não desistir.

Também é importante lembrar que o corpo precisa desse tempo: precisa de estímulos leves para começar, como um bom aquecimento, e também de tempo para descansar entre um treino e outro – afinal, estamos falando de uma atividade física que mexe com o corpo todo. Beba bastante água e alimente-se bem!

3. Assista aos vídeos repetidamente antes de começar os treinos

A constância em ver a coreografia pode ajudar na fixação, mesmo que indiretamente, de alguns passos. Sem perceber acabamos decorando movimentos e o ritmo em que os passos se dão só de observarmos repetidamente os vídeos.

Lembre-se: para aprender a coreografia do lado correto, buscar pelo nome da música + mirror (ou “espelhado”) pode facilitar o seu aprendizado.

4. Descubra o estilo que mais lhe agrada

Existem diversos estilos no kpop, e o ideal é encontrar aquele que você se sente mais confiante para dançar, o que pode acabar se tornando apenas um detalhe com o tempo, pois você pode gostar de interpretar diversos personagens nas coreografias.

A seguir, listamos alguns estilos diferentes e quais grupos e artistas mais possuem coreografias condizentes (mas isso não é regra e está sempre mudando, ok?):

Estilos mais populares e grupos que costumam usar cada um

  • Boy/Girl crush: 2NE1, CLC e Monsta X
  • Divertido: Mamamoo, Sistar e SF9
  • Dark: Dreamcatcher e VIXX
  • Fofo: Gfriend, Oh My Girl, NCT Dream e Astro
  • Sexy: EXID, AOA, 2PM e U-KISS

Os estilos mudam de acordo com cada trabalho desses artistas, assim como você pode tentar todos eles até descobrir qual é o seu favorito!

5. Adapte a coreografia pensando em você

Tentar aprender os passos de todos os integrantes quando é apenas 1 pode ser uma dor de cabeça. Mas você pode (e deve) adaptar as coreografias para a sua realidade: se for o caso, aprenda os passos de um dos integrantes apenas, ou copie os movimentos daquele que tem mais ou menos destaque. O melhor é o que se encaixa para você! Isso torna a sua experiência mais leve e divertida.

Dica bônus: veja toda a coreografia antes de definir qual integrante vai copiar, pois alguns podem ter partes mais complexas que você pode evitar, se for se sentir melhor… ou o contrário, caso queira imitar quem faz os passos mais complexos.

6. Altere a velocidade do vídeo

Já existem algumas opções prontas no YouTube com o vídeo espelhado e velocidade reduzida, para que você possa aprender aos pouquinhos como se faz cada passo. Mas, se preferir, pode alterar a velocidade por conta própria no vídeo que escolheu para ensaiar. Para isso, é só clicar na engrenagem e depois em “velocidade da reprodução”. Isso ajuda bastante quando há passos mais complicados ou a coreografia toda é rápida demais.

Vídeos para aprender como dançar kpop

Agora que viu algumas dicas e separou a sua coreografia favorita para ensaiar, veja alguns vídeos que podem ajudar a aquecer o corpo e tutoriais para acertar todas no random dance!

Alongamentos para antes da dança

Nesse vídeo, a Brunna ensina um aquecimento básico para fazer antes de qualquer atividade física. Por isso, antes de começar a ensaiar suas coreografias, repita os movimentos ensinados para que seu corpo esteja preparado para a prática.

A dança de ombros mais famosa do kpop

Aprenda passo a passo como fazer a dança dos ombros em Wannabe, do grupo Itzy. Devagarinho, como mostra no vídeo, não terá erro!

Um tutorial do BTS (que não pode faltar)

Hora de aplicar tudo que aprendeu aqui em cima: esse vídeo já está espelhado, então é só copiar os passos do seu bias (ou de quem achar melhor). E lembre-se que pode mudar a velocidade para te ajudar ainda mais.

Para quem já treinou bastante

Por fim, vamos testar suas habilidades com um desafio só de coreografias consideradas fáceis no kpop. Faça o teste e conte quantas delas conseguiu dançar.

Assim ficou mais fácil, certo? Nós desejamos um bom treino e, se quiser mais sugestões de coreografias fáceis de kpop, basta clicar no link e decidir por qual começará os ensaios.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.