440

K-drama ou dorama: saiba quando usar cada um dos termos

Você já deve ter se questionado sobre a diferença dos termos k-drama ou dorama, certo? Acontece que, por mais semelhantes que sejam essas obras, há detalhes que as distanciam e que devem ser respeitados. Entenda melhor quando e como utilizar cada palavra.

Como devo chamar essa série: k-drama ou dorama?

“Drama de televisão” é um termo utilizado para representar um formato dominante na maioria dos países asiáticos. Por sua vez, cada drama de TV tem sua lista de gêneros, podendo ou não ser do gênero drama. Por exemplo, Kingdom é um drama televisivo dos gêneros ação e terror.

As produções que principiaram o drama como formato, e não como um gênero, surgiram no Japão, sendo assim pronunciadas como “dorama” (em japonês, ドラマ). Posteriormente, o sucesso desse formato se estendeu por outros países, que preencheram as telas com suas próprias características.

Conforme explicado no artigo Fãs, Mediação e Cultura Midiática: Dramas Asiáticos no Brasil, há semelhanças apresentadas nas produções televisivas dos países do Leste e Sudeste Asiático, porém, suas identidades culturais devem ser respeitadas em suas individualidades, inclusive na utilização de terminologias específicas. Por isso, é importante entender a origem das mesmas e qual delas utilizar.

Nesse sentido, e para evitar problemas, especificamos a origem de cada obra utilizando a(s) inicial(s) dos países na frente do termo “drama” da seguinte forma:

  • C-drama: drama televisivo chinês
  • I-drama: drama televisivo indiano
  • J-drama: drama televisivo japonês
  • K-drama: drama televisivo sul-coreano
  • TW-drama: drama televisivo taiwanês

Entendemos, portanto, que apesar de muito difundida, a expressão “dorama” refere-se exclusivamente aos trabalhos japoneses, causando para além da confusão, o apagamento da singularidade de cada nação quando utilizada para se referir a todo drama de televisão.

Resumindo o que é k-drama

Em suma, “k-drama” é o termo que designa produções televisivas provindas da Coreia do Sul. Geralmente essas séries têm de 12 a 16 episódios, e as produtoras mais famosas são SBS, KBS, JTBC, tvN e MBC.

5 k-dramas muito comentados nos últimos anos:

Reprodução

  1. Sorriso Real (2023)
  2. Uma Advogada Extraordinária (2022)
  3. Vincenzo (2021)
  4. Tudo Bem Não Ser Normal (2020)
  5. Romance Is a Bonus Book (2019)

E, por fim, o que é dorama

Por sua vez, os “doramas” são as produções de televisão japonesas. Têm características de duração semelhantes devido ao formato ser o mesmo, e suas emissoras mais conhecidas são Fuji TV, NHK, NTV e TBS.

5 doramas mais assistidos no mundo todo:

Reprodução

  1. Yugure ni, Te wo Tsunagu (2023)
  2. Mystery to Iu Nakare (2022)
  3. Love Phantom (2021)
  4. Kotaki Brothers and Shikuhakku (2020)
  5. And Life Goes On (2019)

Por fim, se quiser mais sugestões de dramas coreanos, sugerimos a melhor combinação da hallyu que nos oferece estes k-dramas com idols. Veja se seu bias está na lista e contemple outro de seus inúmeros talentos.

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.