520

Como funciona a line distribution em um grupo de kpop

O termo line distribution é bastante conhecido por fãs de kpop, pois representa algo que costuma fomentar muitas discussões – algumas boas, outras nem tanto. Entenda melhor o seu significado e veja alguns exemplos de boas divisões de linhas, a seguir.

Tópicos da matéria:

O que significa line distribution no kpop?

Meu Bias

A line distribution é, literalmente, a distribuição de linhas em uma música. Ou seja, é a quantidade de falas que cada artista terá para cantar e interpretar. Esse assunto pode parecer polêmico para quem não concorda com divisões nitidamente injustas, quando há uma diferença gigante entre quem mais canta e quem menos canta.

Nós concordamos, mas também discordamos:

1. Deve sim existir uma responsabilidade sobre a produção de uma música que beneficie de forma equilibrada todos(as) os(as) artistas. Porém, também acreditamos que o kpop não é feito apenas do canto, mas sim de outras habilidades distintas que fazem dele tão especial.

2. Pensando assim, e como já explicamos sobre as posições de grupos de kpop, há, por exemplo, quem prefira dançar do que cantar, sendo, portanto, nada injusto que cante menos para ter mais destaque onde se sente mais confiante. O melhor seria entender as necessidades individuais de cada idol e avaliar cada situação levando isso em consideração – porque podem mesmo existir casos injustificáveis.

Essa discussão também acaba chegando nos próprios ídolos que, por vezes, falam abertamente sobre o assunto. O BTS, por exemplo, já citou em entrevistas ter grande confiança uns nos outros para decidirem o que funciona melhor em cada trabalho. O que, consequentemente, influencia na line distribution de suas músicas.

Exemplos de line distributions bem divididas

As divisões podem variar em poucos segundos, a depender de quem produziu os vídeos encontrados na internet. Levando isso em consideração, vejamos algumas line distributions em que os grupos puderam destacar igualmente seus(as) integrantes:

Há só 1,4% de diferença entre quem mais e menos canta em Kick It, do Blackpink

Já com Vivid, o AB6IX marcou 2,9% nesse mesmo quesito

Com mais integrantes, o Girls’ Generation fez aqui 3%

O Cosmic Girls Chochome também fez um bom marco com 3,2%

Em I’m in Trouble, o Nu’est conseguiu uma diferença de 3,74%

E em Bumpin, do MCND, essa diferença é de 3,9%

Conheça também outro termo que é bem famoso na hallyu, o fanchant, um coro mais do que especial que acompanha as músicas de nossos(as) artistas favoritos(as)!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.