Formado em 1992, o Seo Taiji & Boys tinha um estilo diferente do que era visto até então na música sul-coreana. Sua adição não somente de sons, mas também de figurinos e passos de dança para quem era apaixonado por hip hop abriu as portas para que outros grupos de kpop masculinos surgissem ao longo dos anos e transformassem a cultura popular do país. Confira alguns deles a seguir:
1. 2PM
- Debut: 04/09/2008
- Fandom: Hottest
O 2PM surgiu da divisão da banda One Day em duas sub-units: a primeira, 2AM, que teria músicas voltadas às ballads coreanas, e o 2PM que incorporaria o hip hop e coreografias mais ousadas. O grupo esbanja talento e os novos fãs podem ficar tranquilos já que todos os integrantes cumpriram o alistamento obrigatório e estão dispensados para brilharem nos palcos novamente.
2. Astro
- Debut: 23/02/2016
- Fandom: Aroha
Talvez uma das apresentações mais inusitadas para um grupo de kpop foi a estreia do Astro. Antes de seu debut oficial, todos os integrantes do grupo estrelaram um k-drama chamado “To Be Continued”, que contava a sua própria história, mas de maneira fictícia. Um ano depois, em 2016, o Astro finalmente subiu as palcos oficialmente.
3. Ateez
- Debut: 24/10/2018
- Fandom: Atiny
Os “piratas do kpop”, como são conhecidos, também têm carisma de sobra e desde sua estreia crescem em uma exponente impressionante. O grupo de 8 integrantes, com menos de um ano de carreira, já havia até mesmo assinado um contrato com a gravadora americana RCA Records.
4. Big Bang
- Debut: 19/08/2006
- Fandom: V.I.P
Big Bang é um nome muito forte no kpop: o grupo é dono de sucessos com diferentes propostas, sejam músicas mais alegres como “Fantastic Baby” ou de letras mais profundas como “Haru Haru”. Seu legado é incontestável, e os membros atuais seguem projetos paralelos à indústria da música, como as atividades de G-Dragon na moda e o nascimento do primeiro filho de Taeyang.
5. BTS
- Debut: 13/06/2013
- Fandom: Army
Apesar de dispensar apresentações, o BTS tem uma carreira extensa que teve início em 2013 e alcançou não somente o sucesso financeiro, mas o respeito e a notoriedade para eles e outros artistas que representam o kpop, abrindo caminhos e levantando a bandeira de seu país com orgulho. O grupo é vencedor de incontáveis prêmios e colaborações internacionais como com a banda Coldplay.
6. EXO
- Debut: 08/04/2012
- Fandom: EXO-L
O EXO surgiu em 2012 com doze integrantes que lançavam, em sub-units denominadas EXO-K e EXO-M, trabalhos em coreano e mandarim. Com o passar dos anos, alguns integrantes deixaram o grupo, muitas turnês aconteceram, projetos em japonês também marcaram sua história bem como outras sub-units que ajudaram a fortificar sua imagem.
7. GOT7
- Debut: 16/01/2014
- Fandom: iGOT7 (Ahgase)
Os sete integrantes do GOT7, apesar de terem seguido caminhos diferentes a partir de 2021, permanecem como membros do grupo ao mesmo tempo em que realizam suas atividades individuais. Sua formação original conta com Mark, Jackson, Youngjae, Bambam, Yugyeom, e os dois integrantes do antigo grupo JJ Project, JB e Jinyoung.
8. Highlight
- Debut: 16/10/2009 (como “Beast”)
- Fandom: Light (anteriormente “B2uty”)
Em 2009 surgia o grupo Beast (ou B2ST), um sexteto da Cube Entertainment de grandes sucessos como a apaixonante canção “Fiction“. Em 2016, todos os integrantes (com exceção de Hyunseung), saíram da empresa de origem e, por questões contratuais, escolheram um novo nome para trabalharem juntos: Highlight. Hoje, o grupo permanece com quatro integrantes, sendo eles Doojoon, Dongwoon, Gikwang e Yoseob.
9. Infinite
- Debut: 09/06/2010
- Fandom: Inspirit
Você sabia que o Infinite já se apresentou no Brasil? Com sua carreira extensa de sucessos e de shows pelo mundo, nosso país não ficou de fora quando os integrantes participaram do Music Bank no Rio de Janeiro em 2014 (e eu estava lá). Sua sincronia os acompanha desde o debut, é reconhecida no kpop e comprovada por quem quer que os siga.
10. Monsta X
- Debut: 14/05/2015
- Fandom: Monbebe
Entre o final de 2014 e início de 2015, os integrantes do Monsta X eram ainda participantes de um reality show chamado NO.Mercy, e posteriormente os vencedores formaram o grupo pela Starship Entertainment. Seu nome tem dois significados, sendo eles: “Monsters conquering the K-pop scene” ou a junção das palavras em francês e inglês “Mon” e “Star”. O nome do fandom também tem origem no francês (“Mon bebe”, estilizado como Monbebe).
11. NCT
- Debut: 2016
- Fandom: NCTzen
Outra proposta ousada deu origem ao NCT. Dividido em sub-units que facilitam gravações e apresentações, e também possibilitam arranjos de propostas diferentes, o grupo ao todo conta (atualmente) com 26 integrantes. Há uma unit especialmente criada para trabalhar na China, o WayV, e outra japonesa que está começando sua carreira. Só nos resta acompanhá-los para não perdermos nada.
12. Seventeen
- Debut: 26/05/2015
- Fandom: Carat
Com alguns integrantes a menos temos o grupo Seventeen (SVT), que não deixa de encher o palco com seus impressionantes treze integrantes. E não é só isso que marca seu trabalho: o grupo é reconhecido por suas habilidades no canto, na dança e nas rimas sobre os quais estão sempre muito envolvidos, participando ativamente de cada detalhe dos seus trabalhos.
13. SHINee
- Debut: 25/05/2008
- Fandom: SHINee World (Shawol)
O SHINee é outro grupo da SM Entertainment que fez sua estreia em 2008. Naquela época, e por seus inúmeros trabalhos de sucesso, os cinco jovens integrantes foram reconhecidos como os “príncipes do kpop”, recebendo muito amor e prêmios de popularidade, bonsangs e Artista do Ano de 2013 pelo MMA. Hoje eles se apresentam como um quarteto – em memória de Kim Jonghyun, que nos deixou em dezembro de 2017.
14. Shinhwa
- Debut: 24/03/1998
- Fandom: Shinhwa Changjo
Esse é o grupo mais antigo da lista e, um detalhe especial sobre ele é o fato de se manter em formação original até hoje, o que lhes rendeu um recorde no Guinness Book. Além disso, a palavra “shinhwa” em coreano quer dizer “mito” ou “lenda”, e nós concordamos que esse grupo entende do assunto “como ser uma lenda”.
15. Super Junior
- Debut: 06/11/2005
- Fandom: E.L.F
Super Junior, ou carinhosamente SuJu, também é um grupo da SM, e que, felizmente, já teve todos os seus integrantes atuais dispensados do alistamento militar na Coreia do Sul (ainda bem!). Eles estrearam em 2005 com doze integrantes, têm diversas sub-divisões e muitas histórias para contar.
16. Stray Kids
- Debut: 25/03/2018
- Fandom: Stay
O Stray Kids (SKZ) é um grupo formado por reality show de mesmo nome, produzido pela sua atual empresa, a JYP Entertainment. Os membros já foram reconhecidos com diversos prêmios para grupos novatos e prometem continuar levando essas conquistas para as suas casas.
17. Teen Top
- Debut: 09/07/2010
- Fandom: Angels
O nome Teen Top é um acrônimo da frase “Teenage Emoboy Emotion Next Generation Talent Object Praise” – e não é o único grupo de gerações passadas a carregar um significado extra (e gigante) em seu nome. Sua carreira também se estendeu ao longo dos anos com sucessos que permitiram turnês mundo a fora e conquistas em premiações.
18. TVXQ!
- Debut: 26/12/2003
- Fandom: Cassiopeia
A trajetória do TVXQ! (ou DBSK), também é de muito sucesso, sendo reconhecidos por sua contribuição em levar a hallyu para o mundo todo, especialmente por fortificá-la em países da Ásia. No começo, o quinteto estrelou canções de sucesso incomparável, e assim se manteve mesmo após a separação do grupo em dueto e trio.
19. TXT
- Debut: 04/03/2019
- Fandom: MOA (Moments Of Alwaysness)
Tomorrow X Together, ou apenas TXT, é um grupo da Big Hit Music que fez sua estreia já com olhares curiosos sobre eles, o que lhes rendeu o apoio fundamental para começarem suas carreiras. Sua estreia de sucesso é creditada pela mídia, e os próximos passos também são promissores, contando com colaborações com o Jonas Brothers e com a Anitta!
20. Winner
- Debut: 17/08/2014
- Fandom: Inner Circle
Com carreiras de sucesso na Coreia e no Japão, o Winner também tem outras memórias de pré-debut para contar. Todos os integrantes treinavam ativamente e mantinham trabalhos paralelos com rap, dança e atuação antes de participarem de um reality show que lhes deu o nome de vencedores.
Menção honrosa: esta lista chegou ao fim, mas queremos citar outros nomes de grupos, ativos ou inativos, que têm um lugarzinho especial nos nossos corações, como o B1A4, o Block B, o MBLAQ e o Nu’Est.
E por falar em grupos de sucesso que não estão mais ativos, conheça a história do Wanna One, que também foi composto em reality show, como muitos grupos citados anteriormente, e conquistou fãs no mundo todo.