551

6 dúvidas respondidas sobre o alistamento militar na Coreia do Sul

Desde 1957, homens aptos devem, obrigatoriamente, cumprir o alistamento militar na Coreia do Sul em um determinado período de tempo. As mulheres não são obrigadas a servirem as forças armadas, mas podem se voluntariar caso seja seu desejo. A seguir, você encontra outras informações a respeito desse assunto.

1. Como funciona o alistamento militar na Coreia do Sul?

De acordo com a Lei do Serviço Militar, Artigo 3, “todo cidadão do gênero masculino da República da Coreia deve cumprir fielmente o serviço militar obrigatório, conforme prescrito pela Constituição da República da Coreia”¹.

Coreanos podem servir de forma ativa no Exército, Forças Aéreas, Marinha ou Corpo de Fuzileiros Navais, ou também no serviço social, industrial, em áreas da saúde, artes e esportes. A exemplo, o integrante do grupo SHINee, Minho, serviu a Coreia do Sul como membro do Corpo de Fuzileiros Navais.

2. Qual é a idade para o alistamento?

Quando um sul-coreano completa 18 anos, é convocado para o chamado “primeiro serviço ao cidadão”, o que significa que ele se torna responsável pelo serviço militar, mas ainda não é obrigado a servir.

Depois, o cidadão também deve passar por uma avaliação para determinar se é adequado para o serviço, ou seja, que possui boa saúde física e psicológica, podendo servir ativamente ou em serviços suplementares. E, finalmente, decidir quando se apresentar às forças armadas do período de seus 18 até 28 anos de idade.

3. Quanto tempo dura o serviço militar na Coreia do Sul?

De acordo com as leis do país, espera-se que todos os homens – desde que capazes – possam servir entre 18 a 21 meses nas forças armadas, afim de colaborarem com a defesa da Coreia do Sul contra ameaças vizinhas. O tempo varia de acordo com o ramo militar mas, em outras palavras, pode durar de 1 ano e meio até quase 2 anos.

4. Há isenções para o alistamento militar sul-coreano?

Sim, mas são raras e por vezes geram indignação na população. Alguns casos foram os de atletas premiados em grandes competições, como Yang Jung Mo em 1976, Chung Hyeon em 2014 e Son Heung Min em 2018, por exemplo. Outros artistas também podem conseguir a isenção de acordo com suas conquistas em forma de medalhas.

E, mais recentemente, muitas discussões foram feitas sobre o alistamento do grupo BTS que, por fim, decidiu não mais adiar com sua contribuição social e começar pelo alistamento do integrante mais velho, Jin, ao final de 2022.

5. Por que atores e idols raspam o cabelo pro alistamento?

O ato de raspar o cabelo é obrigatório em quase todas as bases militares do mundo, inclusive no Brasil. Sendo assim, todos os recrutas ao alistamento militar na Coreia do Sul devem cortar o seu cabelo curto antes da semana em que são realizados os programas de treinamento básico, no início de seu serviço².

6. E como é o treinamento do exército sul-coreano?

Ao começar o serviço obrigatório, logo nas primeiras 5 semanas há um treinamento militar básico que inclui a marcha, exercícios de corrida, flexões e polichinelos, treinamento de caminhada e tiro com armas. As bases militares também oferecem treinamento especial de conversação, afim de respeitar hierarquias³.

Continue sua leitura sobre a Coreia do Sul e descubra quais são os sobrenomes coreanos mais comuns no país, suas origens e como são escritos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.