478

Sub-unit, um conceito popular e lucrativo do kpop

Algo bastante comum no kpop, que o acompanha há muitos anos, é a ideia de criar uma divisão de um grupo para promover uma imagem diferente. Chamamos essa divisão de sub-unit, e alguns de seus exemplos podem ser vistos abaixo.

Tópicos da matéria:

O que é uma sub-unit no kpop?

Meu Bias

Uma sub-unit é uma formação menor que o grupo de origem que reestreia alguns de seus integrantes com novos conceitos artísticos. Pode ser uma possibilidade de trazer um visual diferente para aqueles artistas e, com certeza, é uma forma deles e de suas agências terem mais fontes de renda.

Essas sub-divisões também podem atrair novos fãs para o grupo de origem, criando uma nova forma de entrada para o fandom. Algo similar acontece com o debut solo.

Curiosidade: a primeira sub-unit do kpop foi Super Junior K.R.Y., com Kyuhyun, Ryeowook e Yesung. Eles debutaram em novembro de 2006 com uma OST para o k-drama Hyena chamada “The One I Love“.

5 sub-units do kpop que explicam sua versatilidade

Há inúmeros motivos para começar uma unidade de um grupo, mas alguns deles têm razões especiais para permanecerem firmes e fortes. Veja alguns exemplos, a seguir.

1. O NCT se apresenta em forma de sub-units, e uma delas é o NCT Dream

2. E o Loona fez uma estreia diferenciada no kpop, lançando primeiro suas units

3. Já as units do Seventeen são divididas de acordo com características ou habilidades em comum

4. O Orange Caramel trouxe um conceito completamente diferente de seu grupo de origem, o After School

5. E o 3RACHA (Stray Kids) é elogiado por seu trabalho com composição e produção musical

Muitos outros exemplos poderiam ser citados, como o Sistar19, o EXO-CBX ou o Apink CHOBOM, por isso deixamos novas sugestões de leituras que podem revelar outras formações. Leia sobre as duplas de kpop ou os grupos de kpop com 3 integrantes.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.