Algo bastante comum no kpop, que o acompanha há muitos anos, é a ideia de criar uma divisão de um grupo para promover uma imagem diferente. Chamamos essa divisão de sub-unit, e alguns de seus exemplos podem ser vistos abaixo.
Tópicos da matéria:
O que é uma sub-unit no kpop?
Uma sub-unit é uma formação menor que o grupo de origem que reestreia alguns de seus integrantes com novos conceitos artísticos. Pode ser uma possibilidade de trazer um visual diferente para aqueles artistas e, com certeza, é uma forma deles e de suas agências terem mais fontes de renda.
Essas sub-divisões também podem atrair novos fãs para o grupo de origem, criando uma nova forma de entrada para o fandom. Algo similar acontece com o debut solo.
Curiosidade: a primeira sub-unit do kpop foi Super Junior K.R.Y., com Kyuhyun, Ryeowook e Yesung. Eles debutaram em novembro de 2006 com uma OST para o kdrama Hyena chamada “The One I Love“.
5 sub-units do kpop que explicam sua versatilidade
Há inúmeros motivos para começar uma unidade de um grupo, mas alguns deles têm razões especiais para permanecerem firmes e fortes. Veja alguns exemplos, a seguir.
1. O NCT se apresenta em forma de sub-units, e uma delas é o NCT Dream
2. E o Loona fez uma estreia diferenciada no kpop, lançando primeiro suas units
3. Já as units do Seventeen são divididas de acordo com características ou habilidades em comum
4. O Orange Caramel trouxe um conceito completamente diferente de seu grupo de origem, o After School
5. E o 3RACHA (Stray Kids) é elogiado por seu trabalho com composição e produção musical
Muitos outros exemplos poderiam ser citados, como o Sistar19, o EXO-CBX ou o Apink CHOBOM, por isso deixamos novas sugestões de leituras que podem revelar outras formações. Leia sobre as duplas de kpop ou os grupos de kpop com 3 integrantes.