Em 2010 eu tomei uma decisão por um motivo “questionável”: decidi que minha bias no Girls’ Generation seria a Yuri simplesmente porque no MV de “Oh!” ela estava usando uma blusa com o número 21, que é meu dia de aniversário e, portanto, importante para mim. Mas, nesta matéria, conversaremos sobre como escolher um(a) bias de maneiras mais interessantes do que a que eu fiz há quinze anos atrás.
Como faço para escolher meu bias?
Essa é uma pergunta não tão simples de responder, e no fundo não acho que exista uma resposta errada. Inclusive, não precisa nem mesmo de uma resposta. Você pode não ter bias nenhum e ser um verdadeiro kpopper mesmo assim, já que nada aqui é uma obrigação, e sim uma diversão! 😊
Mas voltando ao assunto inicial, não acho nem ao menos a minha escolha pela Yuri, naquela época, errada por não ter um fundo tão “lógico”. Hoje a admiro pelas qualidades que fui descobrindo conforme dei uma chance para conhecer melhor seu trabalho – e isso teria valido para qualquer outra.
Até porque, segundo a definição, o termo “bias” dentro da hallyu se refere ao membro favorito de um grupo de kpop, e podemos chegar a essa conclusão de inúmeras formas.
Com tantos anos dentro do fandom, mudei essa estratégia algumas vezes, e também observei como outros fãs fazem essa escolha. Algumas ideias convidam a se inteirar melhor sobre os grupos antes disso, outras reforçam que a atração inicial é indicativo o suficiente para se ter um ou uma bias no kpop. Então vejamos juntos os exemplos a seguir, e podemos decidir por uma opção ou outra a depender do momento em que estamos.
Quando há gostos em comum
Por exemplo, digamos que você ama piano, e seu potencial bias toca esse instrumento muito bem. Isso pode ser um ponto em comum que faça com que seu foco fique mais voltado para ele do que para os demais, sem, obviamente, desrespeitá-los.
Outro exemplo poderia ser uma artista que pratica algum esporte que você também pratica, então naturalmente ela pode acabar se tornando sua bias por essa afinidade – e acho que não tem nada de mal nisso, certo?
Quando as personalidades são parecidas
Você pode assistir a alguma aparição daquela integrante em um programa de TV e ver ela falando sobre a ligação especial que tem com a irmã. E já que você tem a mesma coisa na sua vida, pode achar um ponto em comum nas suas formas de viverem e decidir que essa é a sua bias. Foi o que eu fiz com a Sica (Girls’ Generation), uns anos depois de já estar no fandom e tê-la conhecido um pouco melhor.
Ou mesmo o próprio estilo de música que pode representar a personalidade do artista, de alguma forma, e por isso decidir que esse é o seu bias. Assim como eu fiz com o Kai, do grupo EXO, depois de seus trabalhos solos serem lançados e me identificar com a sua sensibilidade.
Quando há algo que chama mais a sua atenção
Se a sua relação com a música tem mais a ver com um vocal poderoso, pode ser que tenha como bias os e as vocalistas principais de um grupo. Mas se sua forma de se expressar tem tudo a ver com a dança, talvez prefira conhecer melhor o trabalho dos e das dançarinas principais. As posições de grupos de kpop podem, portanto, ajudar em como escolher os seus bias, já que assim você os define através daquilo que mais gosta na arte.
Na Coreia do Sul é comum que pessoas nascidas no mesmo ano sintam uma proximidade natural. Por isso, os grupos de chingus (친구), como são chamados os “amigos do mesmo ano”, são famosos e formam lines pelo ano de nascimento, como eu formaria a 95line com o V (BTS) e a Jisoo (Blackpink). Outro termo popular que pode influenciar sua escolha é o MBTI!
Nada te impede também de escolher um bias pela atração física. Mas, para ser sincera, aqui nós concordamos com o Lulu Santos quando ele diz que “a beleza é mesmo tão fugaz”. Todos nós, artistas ou não, estamos envolvidos na teia dos padrões estéticos, e quando conseguimos sair dela percebemos que há beleza em todas as diferenças.
Por isso, achamos melhor escolher um(a) integrante favorito(a) pelas outras razões que listamos acima ao invés dessa. Até mesmo por um número em uma camiseta! 🤭