523

Quantos são e como funcionam os sobrenomes coreanos

Na Coreia do Sul, os nomes são compostos, escritos e lidos de forma diferente de outros países, especialmente comparando com os ocidentais. Por isso, os sobrenomes coreanos têm particularidades como as que podemos ver a seguir.

Tópicos da matéria:

Como funcionam os sobrenomes coreanos

Tradicionalmente, os sobrenomes coreanos representam clãs de famílias oriundas de uma região específica de seu país. Por isso, o sobrenome carregava, além de sua leitura, o local de origem daquela família o que facilitava o reconhecimento de sua linhagem. Por exemplo, o sobrenome Kim de um clã da cidade de Gimhae era escrito como “Gimhae Kim”. Hoje em dia, faz-se a escrita e a leitura do sobrenome sem considerar sua origem, como:

Sobrenome + nome = Lee TaeMin = nome coreano

Sua escrita antecede a escrita do nome, como no exemplo visto acima, e os sobrenomes mais comuns do país também têm apenas uma sílaba que corresponde a um hanja (leitura chinesa).

Além disso, ao se casarem as mulheres mantêm o sobrenome herdado de seus pais, e seus filhos também passam a carregar o sobrenome paterno – mas isso não é uma obrigação.

Quantos são os sobrenomes coreanos

Um senso de 2000 identificou quantos sobrenomes existiam na Coreia do Sul, totalizando 286 diferentes palavras. Mais recentemente, o governo coreano constatou um crescente número de sobrenomes de origem estrangeira, com as novas formações de famílias no país.

Park Jungmi, do Centro de Suporte à Famílias Multiculturais de Cheongju, agradeceu os esforços de estrangeiros ao se naturalizarem coreanos e buscarem por sobrenomes que sejam facilmente lidos e inseridos na cultura do novo país.

Sobrenomes coreanos mais comuns

Dados de 2015 divulgados pelo governo da Coreia do Sul mostram os sobrenomes mais populares em comparação ao ano de 2000 – possibilitando a visualização do crescimento de cada família. Veja, abaixo, um recorte desses dados:

Meu Bias

Por fim, para conhecer melhor a origem dos nomes na Coreia do Sul, conheça também a história do hangul, o alfabeto especialmente desenvolvido para melhorar o dia a dia no país.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.