463RIIZE, um grupo rookie de kpop

O sonho do sucesso está nas mãos de um artista ou grupo rookie

Na hallyu, há palavras de apoio, um termo para cada função em um grupo ou até algo que descreva seu período de atividade. Esse é o caso da expressão em inglês rookie, que tem um significado simples, mas sua interpretação – para fãs de kpop – pode variar um pouco. Saiba mais, a seguir, e veja exemplos desses artistas.

Tópicos da matéria:

O que significa o termo rookie no kpop?

Meu Bias

Um artista ou grupo rookie nada mais é do que um estreante nos palcos, um novato. Esse termo apenas indica que são os primeiros anos de carreira dessas pessoas, e esse tempo é variável de acordo com o que cada um acredita. Para uns, apenas o ano atual representa um grupo rookie, mas para outros isso pode levar mais tempo, até o first win, por exemplo.

Também há quem acredite que, independentemente dos anos de trabalho, artistas que não são muito populares podem ser chamados de rookies. Por isso, é uma palavra que depende, inclusive, da sua interpretação individual.

Relevância e importância dos rookies

Começar um novo projeto sempre é algo desafiador, e os artistas que desempenham esse papel têm o reconhecimento de seus esforços em algumas premiações, como no Asia Artist Awards com o prêmio de “New Wave”, ou no Melon Music Awards com as indicações de “Melhores Artistas Novatos”. Um bom sinal de prosperidade para o futuro, não é?

Título de “Rookie Grand Slam”

Outra curiosidade sobre os novatos do kpop é um título específico para aqueles que conquistam todos os prêmios de rookie nas principais premiações do ano de sua estreia. Esse é o chamado “Rookie Grand Slam”, e sua história começou em 2008, quando o grupo SHINee conquistou os prêmios de rookie do ano no MAMA, no MMA, no Golden Disk Awards e no Seoul Music Awards. Incrível, não é?

Portanto, os grupos que contam com essa façanha rara no kpop são:

  • SHINee (2008)
  • iKON (2015)
  • Wanna One (2017)
  • Itzy e TXT (2019)
  • aespa (2022)
  • ZEROBASEONE (2023)

10 novos artistas e grupos rookies para acompanhar

Por fim, veja sugestões de novos artistas da hallyu para você acompanhar, se apaixonar e torcer pelo seu sucesso. Todos têm entre 3 a menos de 1 ano de carreira.

1. BABYMONSTER (novembro de 2023)

2. RIIZE (setembro de 2023)

3. ZEROBASEONE (julho de 2023)

4. Kiss of Life (julho de 2023)

5. xikers (março de 2023)

6. tripleS (fevereiro de 2023)

7. 8TURN (janeiro de 2023)

8. NewJeans (agosto de 2022)

9. Le Sserafim (maio de 2022)

10. Kep1er (janeiro de 2022)

Mesmo os grupos que estão começando suas carreiras já podem ter nome de fandom, lightstick oficial e até um fanchant especial para sua música de estreia. Portanto, leia mais sobre todos esses termos do kpop e da hallyu como um todo.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.