500

O que é fanchant e sua grande importância no kpop

O kpop é cheio de boas novidades que abraçam quem estiver chegando no fandom. Uma delas é o fanchant, um momento que deixa as apresentações ainda mais calorosas e você pode aprender para cantar no próximo show que participar, confira:

Tópicos da matéria:

O que é um fanchant

Meu Bias

O termo fanchant é usado por kpoppers para descrever um trecho cantado em uníssono pelos fãs durante uma apresentação de seus ídolos. Nele, o fandom pode cantar partes da música, respostas ao que os artistas estão cantando ou, especialmente, os nomes de todos os integrantes. É uma forma carinhosa de fortalecer os laços com seus artistas favoritos.

Há guias para o fanchant (응원법) que podem ser escritos, compartilhados na internet ou ainda entregues nas entradas dos shows por outros fãs. Mas também podem ser disponibilizados em vídeos, as vezes feitos pelos próprios artistas, o que facilita o seu aprendizado.

Curiosidade: a tvN tem um programa chamado “A Battle of One Voice: 300” com duas temporadas exibidas em 2018 e 2019. Na 1ª, 300 fãs apresentavam um fanchant especial para seus ídolos e competiam com outros fandoms. A competição não se estendeu para a segunda temporada, mas a energia do fanchant ficou ainda mais forte.

Como um fanchant é criado

Há inúmeras possibilidades para a criação de um fanchant, podendo surgir entre os próprios integrantes do grupo, suas agências ou, mais comumente, partindo dos fãs.

Neste caso, o fandom se organiza pensando nos melhores momentos da música para encaixar frases de amor. E como sua intenção é justamente demonstrar apoio, cada música possui um fanchant diferente que se adapta à mensagem daquele trabalho.

7 fanchants que provam a força do amor de fã

Os vídeos a seguir são a prova de que esse sentimento nos une e fortalece. Veja alguns exemplos de fanchants que enchem pistas e arenas:

1. Haja fôlego para cantar 13 nomes em menos de dez segundos

2. O tempo é curto para colocar um sorriso no rosto da bias

3. Mas cantar o fanchant é dizer o quanto amamos nossos ídolos

4. Fazendo uma surpresa que marcará aquele dia para sempre

5. E mostrando apoio uns aos outros já que dividimos esse sentimento

6. É uma amostra de pura gratidão

7. Que lembra que não estamos sozinhos nesse mundo

Fazer parte de momentos como esses é uma exclusividade de um fandom que tem muito a falar sobre amor, respeito e amizade. Saiba mais sobre o real significado de ser kpopper e veja alguns atos de solidariedade dos fãs mais apaixonados do mundo.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.