330

MVs de kpop de A a Z que exemplificam muito bem a hallyu

Os trabalhos a seguir marcaram o kpop por diversos motivos: seja por sua música que estourou no mundo todo, ou por suas cenas que grudaram na mente do público para sempre. Independentemente da razão, veja os MVs de kpop de A a Z a seguir e diga quantos deles você já conhecia.

A. Abracadabra – Brown Eyed Girls

“Abracadabra” é um MV de 2010 que conta a história de mulheres apaixonadas querendo uma satisfação. A parte da coreografia do refrão foi, inclusive, reproduzida por ninguém menos que Psy anos depois em seu trabalho intitulado “Gentleman”, com a participação de Gain, do Brown Eyed Girls.

B. Blood Sweat & Tears – BTS

Outro trabalho que trouxe mais e mais fãs para seu grupo foi “Blood Sweat & Tears”, do BTS. O vídeo clipe tem mais de seis minutos, e mostra cenas com uma pegada bem artística, que valem a pena assistir caso ainda não conheça.

C. Crazy – 4MINUTE

Um dos MVs que parou o kpop em 2015 foi “Crazy”, do 4MINUTE. Suas cenas em preto e branco com leves destaques para o cabelo verde da Jiyoon ou as meias vermelhas da Sohyun não são facilmente esquecidos mesmo depois de tantos anos.

D. Day By Day – T-ara

E se estamos citando verdadeiras obras de arte, não podemos esquecer de “Day By Day”, MV do T-ara, de 2012, com mais de quinze minutos de exibição, onde as próprias integrantes do grupo atuaram para contarem uma história bem envolvente.

E. Everybody – SHINee

Alguns trabalhos ficam populares graças a suas coreografias de tirar o fôlego, como é o caso de “Everybody”, do SHINee. Logo nos primeiros segundos, há um movimento em conjunto que faz com que quatro integrantes levantem mais um deles, deixando o vídeo ainda mais memorável.

F. Fiction – Beast

Essa é outra canção que nos emociona até hoje, e juntamente ao vídeo, faz nossos olhos encherem de lágrimas. A produção é do grupo Beast, hoje conhecido como Highlight, e é uma das mais famosas de sua carreira (e do kpop).

G. Gangnam Style – PSY

“Gangnam Style” dispensa apresentações, mas para quem nunca ouviu falar trata-se do primeiro hit do kpop a ser mundialmente reconhecido e aclamado. Do solista Psy, o MV também bateu recordes, sendo o primeiro vídeo do YouTube a ultrapassar 1 bilhão de visualizações na plataforma.

H. Haru Haru – Big Bang

Mais um MV que é mais longo do que o habitual e que tem uma história triste para contar é “Haru Haru”, famosa canção do grupo Big Bang. O quinteto mostrou toda a sua emoção na música, interpretando-a com o mesmo amor que recebeu em troca por seus anos de trabalho.

I. I Am The Best – 2NE1

E como não citar “I Am The Best” entre os MVs de kpop de A a Z? É um marco na carreira do 2NE1, carregada de ótimos singles, mas de maneira incomparável com esse que foi (e ainda é) um dos maiores hits do kpop.

J. Just Right – GOT7

Não só de canções tristes vive o kpop, afinal temos trabalhos para todos os gostos. Aqui, o GOT7 apresentou um trabalho motivador e alegre, que é a paixão de muitos kpoppers, mesmo aqueles que não acompanham o grupo. Todo mundo conhece “Just Right”!

K. Kill This Love – Blackpink

Vídeo, coreografia e visual impecáveis em “Kill This Love” também colocam o Blackpink nesta lista. É um de seus trabalhos mais visualizados, queridos e reproduzidos por grupos covers e amantes do kpop. Também é uma das músicas de kpop no Just Dance!

L. Like Ooh-Ahh – Twice

O MV de debut do grupo Twice foi um grande estouro e provou que, mesmo se tratando de uma primeira produção musical, isso não é empecilho para o sucesso. O grupo mandou muito bem e começou com boa sorte!

M. Mirotic – TVXQ!

O TVXQ!, também conhecido anteriormente por DBSK, teve um trabalho que marcou até mesmo a censura no kpop, por conta da letra de sua música que dizia “i got you under my skin”. Veja o MV e contemple mais um trabalho que representa bem a hallyu.

N. Nobody – Wonder Girls

“Nobody” é um MV do longínquo ano de 2008, que conta com a participação de J.Y. Park, simplesmente o dono da JYP, empresa do Wonder Girls. No clipe, as mulheres que fazem o vocal de apoio para o cantor principal acabam resolvendo um contratempo e se apresentando lindamente com uma canção memorável.

O. Overdose – EXO

Citado em livros didáticos sul-coreanos e grandemente reproduzido no mundo todo! Por isso, mesmo que pareça uma produção simples, “Overdose” aparece nesta lista como um marco para o kpop.

P. Please, don’t… – K.will

O MV de “Please, don’t…” mostra outro lado das canções coreanas, mais voltado para as famosas e conhecidas k-ballads. O solista K.will nos apresenta em sua linda voz a história de um casal que não pode ficar junto, revelando o motivo no final do clipe.

Q. Queen – History

“Queen” foi a última promoção do grupo History antes de seu disband, o que marca, para muitas pessoas, uma situação injusta que pode acontecer no mundo da música, especialmente por se tratar dos seus últimos e melhores esforços para sobreviver entre os demais. Apesar disso, é uma ótima música e que representa bem o gênero.

R. Red – HyunA

O icônico MV de “Red” faz um trocadilho com uma brincadeira popular da Coreia do Sul. Neste caso, falando sobre várias imagens em vermelho, assim como o melhor batom usado pela Hyuna 💋.

S. Something – Girl’s Day

Outro vídeo que é um marco para uma era em que o conceito sensual era bem popular no kpop é “Something”, do grupo Girl’s Day. O trabalho lhes deu um retorno bastante positivo, apesar de ter tido partes de sua coreografia censuradas em algumas apresentações.

T. The Boys – Girls’ Generation

Talvez você tenha visto o vôo do pombo que a Jessica segura no começo de “The Boys” em forma de meme, mas saiba que esse também é um icônico MV de kpop! O ano era 2011 e o kpop parou com o novo trabalho forte e impactante do Girls’ Generation. Saudades…

U. Up & Down – EXID

O trabalho promovido por esse MV rendeu ao EXID uma fancam que estourou o grupo nas mídias. Tratava-se de um vídeo feito por um fã com foco na integrante Hani, apresentando a canção em questão. Depois disso, as visualizações subiram consideravelmente e tiraram o quinteto de um possível término.

V. Very Nice – Seventeen

A coreografia impressionante de “Very Nice”, do grupo Seventeen, deve ser lembrada com todo o respeito, pois é de uma sincronia espetacular, algo que é também um marco da hallyu, e que fica aqui registrado entre os MVs de kpop de A a Z.

W. Wannabe – Itzy

Um símbolo pode virar um marco, assim como fizeram as meninas do Itzy inserindo em quase todas (ou todas?) as suas coreografias a imagem de uma coroa. A mensagem delas é clara tanto na música quanto no vídeo, por isso também se faz presente entre os MVs desta lista.

X. XOXO – Somi

A solista Somi também saiu de seu grupo de origem para começar uma nova jornada de sucesso. Em “XOXO” ela dá o recado para quem não lhe respeitou devidamente, mas não repitam suas cenas, pois elas configuram inúmeros crimes!

Y. Yes I am – Mamamoo

O Mamamoo é conhecido pelo seu belo trabalho vocal, mas também por trazer uma mensagem necessariamente empoderada para mulheres do mundo todo. Em “Yes I Am” elas simplesmente reivindicam o direito de serem como quiserem, sem significar nada específico.

Z. Zutter – Gdragon e T.O.P

Por fim, temos um dueto que existe há muitos anos e é muito adorado por fãs de todo o mundo. O GD e o TOP são membros do Big Bang e já lançaram diversas músicas famosas ao longo da carreira, mas “Zutter” é definitivamente um dos MVs mais criativos deles.

Há outros vídeos que possam ser do seu interesse, por isso listamos alguns MVs com referências a esportes e outros MVs sobre empoderamento feminino que você vai gostar.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.