495

Idade coreana: saiba quantos anos você tem na Coreia do Sul

Você sabe como funciona a idade coreana? Sabia que na Coreia existe uma forma diferente de contar seus anos de vida? Saiba tudo sobre esse tema e tire de uma vez suas dúvidas:

Tópicos da matéria:

O que é idade coreana

A idade coreana é uma forma de contagem diferentemente da que utilizamos no ocidente. Isso porque ela é representada pelo cálculo da idade do Leste Asiático (legal, né?). Em países como a China – onde se originou o cálculo -, Japão, Vietnã e a Coreia do Sul, essa forma de contar os anos de vida acontece considerando que uma criança já nasce com um (1) ano de idade. A partir daí, basta ir somando mais um a cada ano que passar.

Mas há também a contagem dita como “idade internacional”, que serve para documentos oficiais e considera a idade como contamos do lado de cá. Os coreanos, inclusive, chamam a contagem internacional de 만나이, e distinguem suas diferentes idades com o 만 de 만나이 na frente do numeral. Por exemplo:

Eu tenho 26 anos na idade coreana e 만 25 (idade internacional).

Como funciona a idade coreana

Como a contagem por lá é diferente, a forma de comemorar seu aniversário também é! Por isso, independentemente do dia, na Coreia, você acrescentará mais um ano de vida logo no primeiro dia do ano.

A virada do ano, portanto, é especialmente comemorada por quem está se tornando maior de idade, já que não precisam esperar a data de nascimento para tal.

No dia 1/1 todo mundo tem um ano a mais! É por isso que ficamos sabendo de vários idols que comemoram sua maioridade logo no dia primeiro. Agora não restam mais dúvidas!

Como saber sua idade coreana

Para saber como se faz a conta da idade coreana é simples. Basta seguir a regra de que você tem um ano a mais por conta do nascimento, e mais um caso ainda não tenha chegado na data do seu aniversário – se você já fez aniversário esse ano, basta somar 1.

Para não errar: (Ano atual – Ano que nasceu) + 1 = idade coreana

Viu só como é fácil para saber quantos anos você tem na Coreia do Sul? Essa é uma curiosidade interessante, não? Para conhecer mais sobre a cultura desse país, leia também sobre o hanbok, a vestimenta tradicional coreana.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.