643

A história do hangul, seus caracteres e dicas para leitura

Um alfabeto é a porta de entrada para nos comunicarmos, porque através dele podemos escrever, falar e até mesmo usar símbolos e gestos para nos entendermos com outras pessoas. E como aqui falamos sobre a Coreia do Sul, conheça melhor o seu alfabeto, o hangul, além de ver dicas para uma leitura tranquila.

Tópicos da matéria:

O que é hangul?

O hangul (한글), ou alfabeto coreano, é um sistema de escrita criado pelo rei Sejong em 1443. Sua intenção ao criar esse alfabeto era simplificar a vida dos coreanos, já que anteriormente se comunicavam pela escrita do hanja (한자), os ideogramas chineses. Além disso, essa forma de comunicação também tornou a linguagem mais acessível e popular.

Sua criação é tão importante que tem, inclusive, uma data comemorativa. Dessa maneira, comemora-se o Dia do Hangul no dia 9 de outubro, quando em 1446 fora oficializado e publicado um documento que marcava sua invenção, chamado de Hunmin Jeongeum (“Os sons apropriados para a educação do povo”)¹.

Ademais, em comemoração ao 563º aniversário do hangul, que aconteceu em 2009, uma estátua de bronze do rei Sejong foi construída no centro de Seul. A estátua tem 20 toneladas e 6,2 metros de altura².

Quantos caracteres tem o hangul?

O alfabeto coreano tem, ao todo, 40 caracteres, sendo 8 vogais (simples), 13 ditongos e 19 consoantes (simples, aspiradas e duplas). Para criar uma sílaba, há a junção de 2 ou mais caracteres, e até mesmo a disposição das letras segue uma ordem de escrita e leitura.

Vogais simples:

Ditongos:

Consoantes simples:

Consoantes aspiradas:

Consoantes duplas:

Como ler o hangul?

Ler o hangul pode ser difícil na primeira tentativa, pois é necessário se desprender do alfabeto romano e compreender o som de cada caractere ou sílaba. A seguir, separamos alguns vídeos que auxiliam nessa tarefa, mas você também pode conferir os sons das letras coreanas clicando aqui.

História do hangul e sua escrita

A Gabi preparou uma aula completa sobre a história do hangul e, além disso, também mostrou a leitura e escrita de suas letras. Confira e tire todas as suas dúvidas de pronúncia.

Exercício de leitura

Que tal praticar a leitura de algumas sílabas com a professora Ara Cho? No vídeo, ela te ajuda a compreender melhor os sons das letras e sílabas formadas por suas junções, já que é um ótimo exercício para se acostumar com o hangul.

Dicas para estudar coreano

Por fim, minha xará Bruna deu inúmeras dicas de como estudar coreano com vídeos, aplicativos e materiais gratuitos. Essa pode ser, então, a inspiração que faltava para começar a aprender o hangul e todo o seu universo.

Logo depois de mergulhar na cultura da Coreia e aprender um pouco sobre sua língua, veja alguns termos do kpop e outras expressões que são comumente faladas nas músicas e na televisão.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.