587

A propagação do amor através do finger heart, símbolo sul-coreano

Simbologias são apreciadas por quaisquer culturas por sua facilidade em resumir uma emoção em um simples gesto ou figura. No caso do finger heart, o reconhecimento simbólico veio recentemente, com a propagação mundial e o triunfo em forma de emoji.

Quando e quem começou com o finger heart

Os créditos para a popularização do símbolo são, atualmente, atribuídos à atriz Kim Hye Soo. Em 2010, ela apareceu em imagens dos bastidores do k-drama Home Sweet Home cruzando os dedos polegar e indicador em forma de coração¹.

Meu Bias / Reprodução

Porém, pela simplicidade em reproduzir esse símbolo, outras pessoas já publicaram imagens de períodos anteriores comprovando que o finger heart existia antes mesmo de sua difusão. É o caso de G-Dragon, do grupo Big Bang, e do comediante Yang Se Hyung².

O significado por trás do gesto

Por trás da junção desses dois dedos – o polegar e o indicador – está o carinho de um povo, a vontade de mostrar seu amor de maneira simples, mas sem perder a doçura.

Em países do Ocidente, o ato de unir os mesmos dedos e esfregá-los um ao outro simboliza o dinheiro, especialmente algo caro. Mas para o finger heart não é necessário movimentá-los, bastando segurar um no outro para representar que ama algo ou alguém.

Popularização do finger heart

Pela sua originalidade, o finger heart ascendeu como outros gestos feitos com as mãos: o símbolo de vitória (✌️) ou o positivo (👍), por exemplo. Tratando-se de algo carinhoso, foi esse mesmo carinho que povos do mundo todo possuem pela Coreia do Sul que levou seu sinal para países como os Estados Unidos ou o Brasil.

Em 2021, o pacote de atualização da biblioteca de emojis incluiu oficialmente o símbolo do coração com os dedos, e o colocou na mesma posição que outras simbologias mundialmente conhecidas e apreciadas 🫰. Enfim, seu reconhecimento veio através dessa publicação e da disseminação mundo a fora.

Mas sua simplicidade é também o seu charme, assim como outros gestos que se espalham e conquistam novos fãs. Não é da Coreia do Sul, mas tem se posicionado bem entre os artistas do kpop o gyaru peace. Saiba mais sobre ele também!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.