628

O que é webtoon e onde ler esse estilo de história em quadrinhos

Você sabe o que é webtoon? Esse termo é bem conhecido por fãs de quadrinhos e culturas asiáticas, mas ainda pode ser uma novidade para você. Por isso, conheça mais sobre esse estilo de história, a seguir, e veja uma lista de sugestões para leitura gratuita.

Tópicos da matéria:

O que é webtoon

A palavra webtoon se origina de duas palavras inglesas: “web” e “cartoon”. Portanto, podemos afirmar que os webtoons são histórias em quadrinhos feitas, principalmente, para serem publicadas on-line. Apesar do termo ter surgido na Coreia do Sul, qualquer país pode produzir e publicar suas artes!

Esse estilo de história em quadrinhos é mais livre justamente porque junta os quadrinhos com o formato digital. Por isso, muitos webtoons podem possuir, por exemplo, sons, que tornam sua leitura mais dinâmica e atraente. Além disso, não costumam economizar nas cores e sua diagramação e desenhos são diversos e não padronizados.

Webtoon x mangá

O mangá também é um tipo de história em quadrinhos, desenhado e apresentado em estilo bem característico de seu país de origem, o Japão. E apesar de muitos(as) ilustradores(as) de webtoons seguirem ainda o estilo dos mangás japoneses, isso não é uma regra. Cada profissional pode se sentir livre em mostrar seu estilo próprio, e isso é o que chama a atenção de quem lê.

História do webtoon

Segundo o artigo Webtoon as a New Korean Wave in the Process of Glocalization, na década de 80 o mercado de quadrinhos foi impulsionado quando os mesmos começaram a contar histórias mais diversas e de questões sociais como o movimento de democratização coreano.

Porém, houve um declínio em 1998, uma vez que os mangás japoneses começaram a ser comercializados na Coreia do Sul. Ainda segundo o artigo, na virada do século, no ano 2000, surgiu a indústria dos webtoons, como um novo gênero, ao mesmo passo em que os usuários de internet aumentavam.

A partir desse ano, os quadrinhos foram então publicados on-line gratuitamente por não serem projetados para serem comercializados. As pessoas se tornaram então grandes apreciadoras dessa arte, tornando-as um grande sucesso. Nos dias atuais, canais de televisão e plataformas de streaming, como a Netflix, investem em muitos webtoons para que ganhem vida e se tornem séries, como o caso de Itaewon Class¹.

Onde ler webtoons

Uma das características principais dessas histórias é o fato de serem disponibilizadas de forma gratuita em plataformas oficiais. É possível encontrar alguns exemplares na loja da Amazon para Kindle, mas a maior plataforma hoje é a WEBTOON, que possui também aplicativos para Android e iOS.

Se quer ler um webtoon em português, saiba que, até a data de publicação deste post a plataforma ainda não consegue oferecer suporte oficial para nossa língua, mas disponibiliza traduções para os idiomas inglês, mandarim, tailandês, indonésio, espanhol e francês.

No entanto, os aplicativos disponibilizam alguns webtoons em nosso idioma através de traduções enviadas livremente por fãs do gênero – o que é bem legal!

9 webtoons populares na Coreia e no mundo

Separamos alguns webtoons como sugestões de leitura abaixo. Assim sendo, confira um pouquinho sobre cada um deles e seus estilos de ilustração, escolha seu favorito e comece a ler:

1. Lore Olympus

Um enredo envolvente baseado na mitologia grega e, especialmente, na obra “O Rapto de Perséfone”. A criadora do webtoon nos passa uma visão moderna do conto e do romance entre a deusa Perséfone e o deus Hades. Sua história também aborda temas fortes da mitologia e consegue transformá-los em comparações na vida dos personagens por traumas e feridas não curadas.

2. True Beauty

A história de True Beauty levanta alguns questionamentos sobre padrões de beleza. Conhecemos uma jovem que, por ter sido muito criticada por sua aparência, aprendeu a arte da maquiagem conseguindo se transformar em uma mulher considerara linda perante a sociedade. Assim, ela vê seu status social subir rapidamente e se torna uma garota popular. Mas até onde ela consegue levar uma vida baseada em incertezas?

Pela fama adquirida, esse webtoon virou série no final de 2020.

3. LUMINE

Esse webtoon foca na história de dois garotos: de um lado, um lobisomem sem rumo chamado Lumine e, do outro, um feiticeiro chamado Kody. Em certo momento suas vidas se cruzam e Kody contrata-o para ser seu guarda-costas. Lumine tenta ao máximo ganhar a atenção e confiança do feiticeiro, ainda que este tente manter distância.

4. Cursed Princess Club

Gwendolyn é a filha mais nova do rei, que não é considerada atraente como suas irmãs. Elas nunca haviam tido contato com o mundo exterior, até que são arranjadas em casamento. Gwen então descobre como o mundo pode ser frio ao receber uma reação negativa quanto a sua aparência. Então, a princesa foge e encontra outras pessoas que, juntas, formam o Cursed Princess Club.

O webtoon de comédia questiona, principalmente, os estereótipos dos contos de fadas.

5. The Boxer

O The Boxer é um webtoon que envolve bullying, violência física, muita luta, sangue e, é claro, o box! Mas será que o esporte conseguirá guiar os garotos para uma direção correta em meio a tudo isso?

6. Age Matters

Uma mulher em seus 30 anos e um bilionário em seus 23 cruzam seus caminhos. Com um toque de comédia, os dois reescreveram as regras não ditas de amizade, amor e trabalho para descobrirem se, afinal, a idade importa em um relacionamento amoroso.

7. unOrdinary

John é um adolescente em uma escola na qual a elite possui poderes e habilidades especiais, menos ele. Por isso, ele sempre foi excluído por seus colegas. Seu passado secreto ameaça derrubar toda a ordem social, mas o garoto precisa aguentar firme até cumprir com o seu destino.

8. My Deepest Secret

Elios é um homem bonito, gentil e atencioso, sendo alguém que muitas pessoas gostariam de ter ao seu lado. Por isso, Emma está nas nuvens com o seu namoro. No entanto, ela mal desconfia de um segredo por trás de seu relacionamento.

9. Rebirth

Se você pudesse voltar ao passado ficaria com medo? Faria tudo novamente com receio do efeito borboleta, ou viveria de outra forma para reescrever o seu futuro?

E, por fim, se você gostou de saber mais sobre os webtoons, que tal fazer a leitura de outras curiosidades sobre a Coreia do Sul, como os caracteres e a história do hangul?

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.