87Por que os coreanos usam chifres vermelhos

Por que os coreanos usam chifres vermelhos?

Cores têm significados diferentes de acordo com questões sociais e culturais, além das nossas experiências individuais com elas. E o vermelho está no espectro com interpretações positivas e negativas, a depender dos fatores citados antes. Para muitos, por exemplo, pode representar a força e a paixão de um povo, aqui mostrados através dos chifres vermelhos.

A Coreia do Sul e o uso dos chifres vermelhos

Segundo Florence Lowe-Lee, para a The KEI Exchange, o povo sul-coreano passou muitos anos associando a cor vermelha ao comunismo no país vizinho, a Coreia do Norte. Mas diversas questões cotidianas ajudaram a transformar essa cor em um novo símbolo, a exemplo a Copa do Mundo de 2002 sediada pela Coreia do Sul e pelo Japão.

Na ocasião, os torcedores locais foram às ruas vestindo camisetas vermelhas – que também compunha o uniforme da seleção de seu país -, e criaram uma onda de afeto com mais de 20 milhões de torcedores ao longo dos sete jogos em que a Coreia atuou.

“Ao mesmo tempo, eles criaram um fenômeno – a torcida de rua liderada pelos chamados Red Devils (붉은 악마).”¹

Os Red Devils são um fã-clube oficial da seleção nacional de futebol que não tem fins lucrativos. Sua história começou no Campeonato Mundial Juvenil da FIFA de 1983, no México, quando a Coreia teve resultados surpreendentes, e a mídia estrangeira passou a chamar seu time de “Fúrias Vermelhas”.

O fã-clube foi tomando forma e crescendo ao longo dos anos graças à internet, e conseguiu resgatar um orgulho nacional até mesmo entre os jovens que eram considerados mais alheios à essa questão.

O grupo Super Junior, inclusive, tem uma música que expressa bem esse sentimento:

Foi com essa energia de força que os Red Devils se apresentaram também com adereços de cabeça em forma de chifres vermelhos, que enchem as ruas e arquibancadas de estádios toda vez que o time coreano entra em campo. Crianças e adultos usam os modelos mais diversos, com corações ou luzinhas, mas sempre com a mesma paixão pela sua nação.

Se quiser entrar para a torcida também, procure pelos chifres vermelhos e divirta-se nessa multidão com respeito. Outro símbolo nacional de extrema importância é a bandeira da Coreia do Sul, que também será vista nos jogos ou nas ruas do país.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.