199Gabi, do Blackswan, representando o Brasil no kpop

Como conseguimos integrar o Brasil no kpop?

Sobre o kpop no Brasil, felizmente, já tivemos grandes notícias: inúmeros shows em nosso país, incluindo um Music Bank em 2014, e muitas outras atrações. Mas nesta matéria falaremos do Brasil no kpop, ou seja, as referências brasileiras na música sul-coreana e influências em seus próprios artistas.

Bola na rede pra fazer o gol

Reprodução / Meu Bias

O nosso futebol é amado por pessoas do mundo todo, e não seria diferente na Coreia do Sul. Em 2014, em comemoração à Copa do Mundo de Futebol no Brasil, o grupo Wassup lançou o single “Fire”, em que simulam uma partida com uniformes da Coreia e do Brasil.

Outra aparição inusitada foi no Gayo Daejejeon de 2014, quando o grupo 4MINUTE subiu ao palco para apresentar sua canção “Whatcha Doin’ Today”, e a integrante Seohyun estava usando uma blusa com emblema do time de futebol brasileiro Flamengo. Dá para acreditar?

Além disso, o solista Woodz, também integrante do grupo UNIQ, é conhecido por aqui como Luizinho, pois já morou em terras brasileiras e até jogou no time de base do Corinthians.

Veja os MVs de kpop que “citam” o nosso futebol:

Nossa língua, nossa história

Reprodução / Meu Bias

Para a canção “Zezé“, da solista IU, a inspiração foi literalmente uma obra brasileira chamada “Meu Pé de Laranja Lima”, um romance de José Mauro de Vasconcelos publicado em 1968. Há também alguns artistas que já se arriscaram no português, especialmente no canal Hello82.

Alguns MVs de kpop com referências ao português:

Idols também podem ser BR

Reprodução / Meu Bias

O sonho do antigo Rania era se tornar um grande grupo com artistas de diversas nacionalidades, e ele foi sendo adiado ao longo dos anos, até chegarmos na reformulação do grupo com o nome Blackswan e artistas brasileiras em sua formação. Além delas, o baterista brasileiro Victor Han também já fez parte da banda coreana About U.

MVs de kpop com idols brasileiras:

E caso você não tenha escutado ainda, em “Cypher PT. 3: Killer“, canção do BTS, é possível ouvir uma citação a cidade de São Paulo no minuto 1:36.

Por fim, como há muito o que descobrir sobre a hallyu, veja nossa lista com MVs de kpop de A a Z e descubra novos antigos trabalhos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.