583Exemplo de maquiagem coreana

Como a maquiagem coreana tem ganhado relevância no mundo

O termo k-beauty existe para designar todo o universo dos cosméticos, procedimentos estéticos e características físicas apreciadas pelos sul-coreanos. O país é, inclusive, grandemente reconhecido (e recomendado) quando o assunto é beleza. E nesta matéria abordaremos especificamente a maquiagem coreana, suas especificidades e produtos.

Tópicos da matéria:

Como é a maquiagem na Coreia do Sul

A maquiagem sul-coreana segue uma tendência de naturalidade, mostrando uma imagem leve e, por muitas vezes, inocente e delicada. Vale ressaltar que na sociedade coreana é comum que os homens também usem maquiagem e incluam em suas rotinas um preparo de pele ou até um esfumado suave na linha dos cílios.

Segundo o site de Administração de Comércio Internacional dos EUA, a Coreia do Sul está entre os 10 principais mercados de beleza do mundo, sendo conhecida por sua inovação, ingredientes suaves e embalagens agradáveis. Portanto, sendo um país que investe muito em beleza, é natural que sua população se interesse e busque mais por esses produtos.

Conheça um pouco sobre quais elementos compõem a maquiagem coreana:

Uso de tons rosados formando um aspecto de bochecha corada

Esfumado abaixo da linha dos cílios inferiores com glitter

Lip tint degradê bem natural, e geralmente sem brilho

Destaque somente na boca com batom vermelho (tendência)

Assim vemos uma preferência por peles mais iluminadas do que com aspecto mate, e com pouco contorno. Em relação à sombra e blush, os tons de rosa e pêssego são os favoritos.

A sombra costuma ser esfumada e suave, além de ser comum passar a mesma sombra usada nas pálpebras perto da linha d’água para evidenciar os olhos. O glitter também é frequente na rotina de quem gosta de se maquiar por lá.

Sobre os lábios, o uso do lip tint se sobressai, formando um degradê no qual a parte interna é a mais escura. Outra tendência que tem se destacado em nomes do mundo da moda e maquiagem é o ato de ressaltar somente os lábios com um belo batom vermelho, geralmente sem sombra nos olhos, deixando todo o restante mais natural.

Quais são as suas influências

Os artistas têm uma grande influência na propagação de tendências no mundo das makes. No caso dos k-dramas, vemos cada vez mais atores e atrizes usando cosméticos nas telinhas e até mesmo fazendo propagandas para algumas marcas.

Reprodução / Meu Bias

No kpop também encontramos uma grande inspiração, pois tanto as mulheres quanto os homens costumam investir na produção visual. É comum na maquiagem dos homens um bom preparo de pele, esfumado nos olhos e um batom natural. Já as mulheres costumam ousar mais e serem mais criativas, combinando a make com o figurino.

Visto que os ídolos muitas vezes usam a mesma maquiagem durante shows e programas de tv, as empresas de cosméticos têm entrado em contato convidando-os para serem seus embaixadores ou fazendo parcerias, uma vez que ganham grande destaque. Como exemplo citamos a Jisoo, do Blackpink, como embaixadora da Dior, e o Kai, do EXO, promovendo a YSL.

Como fazer maquiagem coreana

Compreendendo melhor os aspectos que dão vida a maquiagem coreana, confira alguns tutorias que lhe ensinarão algumas das técnicas como, por exemplo, fazer o degradê nos lábios ou preparar sua pele de uma forma mais natural para o dia a dia.

Um esfumado brilhoso que chama a atenção

Aqui, a maquiadora e youtuber dona do canal PONY Syndrome foca em uma maquiagem com bastante esfumado, tons rosados e bastante glitter. Ela também dá dicas de como destacar o olhar utilizando cílios postiços individuais. E o mais importante, nunca esqueça de limpar e cuidar bem de sua pele antes de iniciar a maquiagem.

Make com aparência de k-idol

Nesse vídeo você pode matar a curiosidade de como geralmente a maquiagem é aplicada em k-idols masculinos. Percebemos o uso do esfumado marrom nos olhos, e para dar uma imagem mais forte é dado um destaque também nas sobrancelhas.

Inspiração nas estações do ano

Como as mudanças são nítidas no clima e na natureza, os coreanos também incorporam as diferentes estações em sua culinária, moda e, é claro, na make. Por isso, o vídeo acima é uma boa opção de maquiagem para o outono, seguindo uma paleta de cores e estilo condizente com essa estação.

Maquiagem natural para uma rotina corrida

Nesse tutorial, a modelo e youtuber Soyeon nos mostra como fazer uma maquiagem fácil e natural. Com legendas em português, o tutorial é simples de seguir e pode ser feito em poucos minutos. Além disso, ela ensina como fazer um degradê nos lábios com batons diferentes.

Duas dicas importantes são: lembre-se sempre de passar protetor solar antes de iniciar a make, e passe também um hidratante labial antes do batom!

Onde comprar maquiagem coreana

Assim como a moda coreana, a maquiagem também tem sido amplamente exportada pelos seus inúmeros benefícios e qualidades. Confira então algumas marcas disponíveis no mercado que são boas opções para testar em sua pele:

  1. Cologram – iluminadores
  2. Etude House – pós, delineadores e outros
  3. Missha – bases e bb creams
  4. Peripera – batons e lip tints
  5. rom&nd – glosses

Por fim, além de uma boa maquiagem, os acessórios também compõem o estilo de artistas e anônimos. Sendo assim, veja como ficam os idols de óculos e, quem sabe, encontre um modelo parecido para chamar de seu.

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.