A culinária coreana tem muito apreço por sabores que se equilibram na boca e adora brincar com texturas em seus pratos. Por isso, os doces coreanos podem surpreender quem ainda não provou. Confira as receitas, a seguir, e quem sabe se arrisque em preparar algumas em casa.
1. Songpyeon (송편)
A primeira sugestão desta lista de doces coreanos é o Songpyeon, que é um clássico bolinho de arroz comumente recheado com pasta de feijão. É um doce indispensável no Chuseok, e tradicionalmente feito em forma de meia lua.
Os ingredientes principais dessa sobremesa são:
- Farinha de arroz;
- Pasta de feijão;
- Gergelim.
2. Yaksik (약식)
O Yaksik é um doce feito com arroz glutinoso, nozes e frutas secas, que podem ser tâmaras e castanhas. É adoçado com mel ou açúcar mascavo, e também costuma ser servido em ocasiões especiais.
Para esse doce você vai precisar basicamente de:
- Arroz glutinoso;
- Nozes, castanhas e passas;
- Óleo de gergelim;
- Mel.
3. Hotteok (호떡)
Para o Hotteok, que é como um donut achatado e recheado, você vai precisar de habilidades com fritura, mas o resultado fará tudo valer a pena! O vídeo acima tem um bom passo a passo, basta ativar as legendas em português.
Logo, os ingredientes principais são:
- Farinhas de trigo e arroz;
- Nozes e sementes de gergelim;
- Açúcar e canela.
4. Bingsu (빙수)
Já o Bingsu é uma sobremesa gelada no estilo raspadinha, por isso é feita com gelo triturado e coberto com frutas, xaropes ou pasta de feijão doce. Tem um visual lindo e vai ser seu melhor amigo no verão coreano.
Para fazer o Bingsu você vai precisar de:
- Leite e leite condensado;
- Frutas e doces a gosto.
5. Dalgona (달고나)
O Dalgona era popular na Coreia do Sul em outras décadas, mas voltou a moda quando apareceu no kdrama Round 6. Ele é um doce feito de açúcar caramelizado e bicarbonato, que é o que lhe dá uma textura mais aerada.
E os ingredientes principais dessa sobremesa são:
- Açúcar;
- Bicarbonato de sódio.
6. Goguma Mattang (고구마 맛탕)
Talvez você faça um preparo parecido na sua casa com o Goguma Mattang, que nada mais é do que pedaços de batata-doce caramelizados com açúcar. Por isso esse é um lanchinho bem fácil de fazer em casa!
Portanto, os ingredientes são basicamente:
- Batata-doce;
- Açúcar.
7. Bungeoppang (붕어빵)
O Bungeoppang não é tão fácil de reproduzir em casa por conta da máquina para assá-lo, mas sua massa é bem versátil e você pode testar com o que tiver disponível. E tradicionalmente ele é um bolinho em formato de peixe, recheado com pasta de feijão vermelho.
Para esse bolinho você vai precisar de:
- Farinha, ovo e leite;
- Pasta de feijão.
8. Kkwabaegi (꽈배기)
O Kkwabaegi também lembra a nossa receita de cueca virada, pois é uma massa trançada e frita, coberta com açúcar e canela. Se você sabe como fazer o doce brasileiro, o coreano também vai ser fácil.
Sendo assim, os ingredientes para esse doce são:
- Farinha, ovo e leite;
- Açúcar e canela.
9. Dasik (다식)
Mais um entre os doces coreanos que precisam de habilidade na cozinha é o Dasik, um biscoito feito com pós de arroz, sementes ou grãos misturados com mel. Ele é moldado em carimbos decorativos e comumente servido com chá.
Por isso, os ingredientes principais desse doce são:
- Farinha de arroz;
- Grãos em pó, como gergelim e amêndoas;
- Mel ou xarope de milho.
10. Chapssaltteok (찹쌀떡)
Para fechar nossa lista de doces coreanos, temos o Chapssaltteok, que é um bolinho de arroz glutinoso, semelhante ao mochi japonês. O recheio tradicional é a pasta de feijão, e sua textura é macia e elástica.
Assim, os ingredientes principais desse doce são:
- Farinha de arroz glutinoso;
- Amido de milho ou de batata;
- Pasta de feijão.
Por fim, se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária do país, veja outras opções de pratos salgados que são as comidas coreanas mais pesquisadas na internet.