218

O que é debut japonês e porque ele é tão importante

O debut é um marco inicial na carreira dos artistas de kpop, e há outro tão especial quanto que marca sua entrada no mercado ao lado: o debut japonês. Saiba mais sobre como isso funciona a seguir.

Tópicos da matéria:

O que é o debut japonês?

O debut japonês nada mais é do que a estreia de um grupo ou solista de kpop no Japão. Isso significa que os artistas passarão a estudar a língua japonesa para possíveis futuras interações em programas no país vizinho, além também de interpretarem as músicas.

Muitas vezes o debut no Japão acontece por meio de uma reinterpretação de uma canção coreana, que é traduzida e adaptada ao japonês e vendida como um produto novo – mas que para muitos acaba não sendo aquela novidade esperada¹. Outras vezes, artistas promovem canções originalmente japonesas, o que pode lhes chamar mais atenção.

Apesar disso, é notável a diferença entre os produtos sul-coreanos e japoneses, por isso, as músicas que são exportadas para o Japão e que melhor performam por lá têm um estilo diferente do kpop. Sua imagem é, de forma geral, mais inocente e menos ousada.

Por que artistas de kpop estreiam no Japão?

No começo dos anos 2000, o mundo compreendia o mercado musical japonês como uma potência e uma possibilidade de expansão de seus lucros, atraindo novos fãs internacionais.

E a Coreia do Sul abraçou essa oportunidade levando seus artistas para lá. Hoje, apesar de seu público ser maior que o do jpop, ainda há a estreia japonesa por inúmeras questões, incluindo políticas e sociais², o que acaba contribuindo para uma melhora no relacionamento dos dois países, já que seu interesse mútuo passa a aumentar.

5 vídeos que exemplificam o debut japonês

Confira, a seguir, cinco exemplos que deixam clara a diferença do kpop para o jpop, além de alguns que marcaram a história dessa combinação de culturas.

O primeiro grupo de kpop a estrear no Japão foi o S.E.S, em 1998

E a primeira solista coreana a estourar por lá foi a BoA, em 2002

O debut japonês pode envolver o relançamento de uma música

Com um videoclipe completamente diferente e novo

Ou um trabalho originalmente feito para o Japão

Por fim, além do debut japonês, saiba mais sobre o debut solo, outra característica do kpop numa tentativa de atrair mais fãs e consumidores para seus produtos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.