296

8 coreografias de kpop com línguas de sinais e suas mensagens de amor

Existem várias formas de nos comunicarmos, e uma delas é através dos sinais. No Brasil, chamamos de Libras a Língua Brasileira de Sinais, mas outros países também têm seus próprios gestos estabelecidos para um diálogo que vai além da voz. E é com muito carinho que artistas da hallyu inserem em seus trabalhos mensagens sobre o amor para ouvintes e surdos. Por isso, veja quais são as coreografias de kpop com línguas de sinais a seguir:

1. Heal Song – Laboum

As palavras de “Heal Song”, do Laboum, serviram de cura para a alma de ouvintes e da comunidade surda. Ao final da apresentação, as integrantes fizeram a interpretação em língua de sinais para comunicarem seus sentimentos com um número maior de pessoas.

2. Missing You – BtoB

O BtoB, por seu próprio desejo, quis incorporar na coreografia de “Missing You” a língua de sinais. Há movimentos que simbolizam o tempo que se passou sentindo saudades, e um vídeo especialmente gravado com uma fã surda que interpreta essa linda canção.

3. Butterfly – Weki Meki

Em uma apresentação especial que desejava boa sorte aos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, o grupo Weki Meki interpretou toda a música “Butterfly” com uma coreografia que incorporava a língua de sinais. Assim, a mensagem de esperança e coragem se expandiu entre surdos e ouvintes.

4. Home – Seventeen

O Seventeen lidera a lista de coreografias de kpop com línguas de sinais por incluir em diversos singles algumas interpretações. Em “Home”, por exemplo, um dos passos do refrão contém o sinal de “casa”, que é semelhante nas línguas de sinais coreana e brasileira, onde unem-se as pontas dos dedos das duas mãos em formato de triângulo.

5. TIAMO – T-ara

Para esse comeback, o grupo apostou em uma imagem mais suave que rendeu uma bela conexão com seus fãs. No refrão, quando as meninas cantam que há “um código secreto entre nós”, todas fazem um sinal com o dedo mínimo passando sobre o polegar da mão oposta que pode ser interpretado como “amado” ou “alguém que amo”.

6. Permission to Dance – BTS

Está permitido dançar e curtir com o BTS! Os integrantes resolveram acrescentar três sinais que são “curtir”, “dançar” e “paz”, sendo respectivamente movimentos de “positivo” balançando para cima e para baixo, o indicador e o dedo médio da mão direita balançando sobre a palma da mão esquerda e, por fim, o famoso “V” nas duas mãos.

7. Fancy – Twice

O sinal de “eu te amo” é bem fácil de fazer, basta erguer os dedos polegar, indicador e mínimo, deixando os outros abaixados (assim: 🤟). Ele foi introduzido na coreografia de “Fancy” na parte do refrão em que as meninas cantam “eu quero você”!

8. Bonvoyage – Dreamcatcher

Por fim, o Dreamcatcher também disse “i love you” com a língua de sinais americana, mostrando as iniciais dessa frase em inglês na frente do rosto. Você pode ver os sinais duas vezes durante a música, feitos pela Yoohyeon e, posteriormente, pela Sua.

Esta lista acabou, mas também separamos algumas das coreografias mais difíceis do kpop para quem quer tentar uma atividade física diferente e, ao mesmo tempo, muito prazerosa. Então, aceita esse desafio?

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.