218

Borahae, ou “I Purple You”, é sinônimo de amor para armys

Você já ouviu falar no termo “borahae”? Foi alguém muito amado no kpop que criou ele, e tem o mesmo significado da frase “i purple you”. Saiba mais sobre essa representação do amor a seguir.

O que significa borahae?

Significado de borahae

Meu Bias

O termo “borahae” (em coreano: 보라해), surgiu em 2016, quando o integrante do BTS, V, disse a palavra em um evento. Ela é uma mistura de outras duas coreanas: “bora” (보라) e “saranghae” (사랑해), cujas traduções são, respectivamente, “roxo” e “eu te amo” 💜.

É por essa razão que a sua tradução para o inglês, que é bastante utilizada, é “i purple you”.

E por que a cor roxa?

No evento, Taehyung disse que “borahae” representava a confiança e o amor uns pelos outros por um longo tempo, assim como o roxo que é a última cor do arco íris¹.

Curiosidade: em 2022, a Hybe fez um pedido ao Escritório Coreano de Propriedade Intelectual para os direitos de marca do termo, mas o escritório rejeitou o pedido, pois, de acordo com as leis do país, essa prática desrespeitaria o criador da expressão, o V. Isso porque as leis afirmam que “todos devem agir com sinceridade para não desperdiçar a confiança uns dos outros”.

Gostou de saber mais? Por fim, outra forma de demonstrar apoio é utilizando a expressão hwaiting! Saiba mais sobre ela e quando usá-la em suas próximas conversas.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.