Na Coreia há uma forma de presentear alguém mantendo uma bela tradição, que consiste em envolver os objetos em um pano chamado bojagi. Portanto, saiba mais sobre sua história e usos, a seguir.
Tópicos da matéria:
O que é um bojagi?
O bojagi (em coreano: 보자기) é um pano de embrulho que surgiu com a intenção de proteger alimentos e carregar objetos, com origem aproximada na era Joseon (1392 a 1910). Hoje é uma expressão artística muito apreciada na Coreia, revelando o poder da criatividade no cotidiano.
Sua confecção pode ser a partir de tecidos de seda, algodão, ou até utilizando uma técnica de patchwork conhecida como jogakbo (em coreano: 조각보), que consiste em reutilizar retalhos de tecidos para criar padrões coloridos.
No país de origem, há muitas oficinas que ensinam desde a produção do jogakbo até workshops mostrando opções bem elaboradas de como fazer os embrulhos.
Usos do bojagi que são verdadeiras artes
Não se trata apenas de proteger os objetos, mas também de mostrar carinho por tê-los ou dá-los de presente. Se quiser tentar também, veja, portanto, algumas formas de uso desse pano:
Os panos feitos de retalhos, o jogakbo
Para embrulhar presentes quadrangulares, incluindo caixas de comida
Presentes circulares, como se fosse uma bolsinha
Objetos mais altos, como garrafas
E até os seus talheres (jeotgarak)
Ou mesmo vasos de plantas, assim
Comumente há decorações com um norigae
Mas as possibilidades de uso do bojagi são infinitas
O bojagi pode ser um elemento a mais para embrulhar seu presente de White Day. Então saiba mais sobre a data, prepare um tecido bonito e encante completamente a pessoa que você gosta!










