326

A trajetória da cantora Sunmi na indústria musical de kpop

Debutando em um grupo que deixou um grande legado no kpop e, posteriormente, seguindo carreira solo, Sunmi tem conquistado cada vez mais atenção com suas músicas únicas e atraentes. Saiba mais sobre a história da cantora e sua trajetória na indústria musical.

Tópicos da matéria:

Carreira da Sunmi

Sunmi debutou no primeiro grupo feminino da JYP Entertainment, o Wonder Girls, no dia 13 de fevereiro de 2007. A partir de então, o grupo veio a emplacar vários hits como “Tell Me” e “Nobody”. Em 2010, Sunmi entrou em hiatos para continuar com sua carreira acadêmica e, logo após, em 2013, mostrou ao mundo suas melhoras em vocal e dança com a música de seu debut solo “24 Hours”.

A cantora fez seu retorno ao grupo Wonder Girls em 2015, com o álbum “Reboot”. Agora como uma banda, as integrantes tiveram que aprender a tocar instrumentos musicais, e não foi diferente com a cantora que aprendeu a tocar baixo. Com um conceito voltado aos anos 80, o álbum foi considerado pela Billboard o quarto melhor álbum da década de 2010.

Em 2017, as integrantes do Wonder Girls não renovaram contrato com a JYP Entertainment, ocorrendo assim o seu disband. Nesse mesmo ano, a MakeUs Entertainment se tornou a nova empresa da Sunmi proporcionando o lançamento da música “Gashina”, que alcançou o topo de muitas paradas musicais e conquistou o coração dos fãs. Desde então, a cantora tem lançado vários outros hits como “Siren”, “Noir”, “Lalalay” e “Pporappippam”.

Linha do tempo da Sunmi

2007 Debut com o Wonder Girls
2010 Saída temporária do Wonder Girls
2013 Debut solo
2015 Retorno ao Wonder Girls
2017 Disband do Wonder Girls e saída da JYP Entertainment

Perfil da Sunmi

Conheça a seguir algumas características e curiosidades dessa artista que vem chamando a atenção, especialmente dos fãs mais jovens:

Sunmi

Sunmi

Reprodução

  • Nome: Lee Sun Mi
  • Local de nascimento: Iksan, Coreia do Sul
  • Data de nascimento: 02/05/1992
  • Signo: touro
  • Tipo sanguíneo: AB
  • Altura: 1,66 m
  • Instagram: @miyayeah

Músicas da Sunmi

Ainda não conhece o trabalho solo da Sunmi ou gostaria de relembrar algumas de suas músicas? Confira as canções que separamos, aumente o volume e aproveite para compartilhar também as suas letras.

Heart Burn

“Me leve de volta para aquele verão
pela última vez antes que a noite termine”

Full Moon

“Não diga nada é melhor ficar em silêncio
Venha para meus lábios úmidos gentilmente e me dê um beijo”

Noir

“Quer saber?
Você está falando demais!”

Tail

“Todos os meus nervos estão à flor da pele
Provavelmente começou depois que arranhei você”

Lalalay

“Eu fiz isso e aquilo
Fofocaram sobre mim de novo
Todo mundo está fazendo barulho o dia todo”

Além do trabalho solo da cantora, também recomendamos que conheça suas músicas da carreira com o Wonder Girls. São inúmeros sucessos, caso ainda não conheça, que sugerimos a você.

Fandom da Sunmi

O nome do fandom da Sunmi é Miya-ne, indicando que os fãs são a família/casa da artista. O fandom possui três cores oficiais, vermelho (Pantone 2347 C), roxo (Pantone 2587 C) e azul (Pantone 2172 C). Seu lightstick possui uma mistura destas cores, além de levar consigo o nome do fandom.

Por fim, quer conhecer a história de outras artistas da hallyu? Que tal, então, apreciar a carreira do quinteto 4MINUTE? O grupo já deu disband, mas seu legado brilhante permanece.

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.