14

A verdadeira história por trás do sasaeng

Há muitos casos de sasaeng na internet, mas nossa intenção com esta matéria não é a de reproduzi-los, pois preferimos, ao invés de dar exemplos, provar que essa é uma atitude imatura e perigosa. Vamos citar alguns casos, a seguir, apenas para melhor explicação.

O que é um(a) sasaeng?

Um ou uma sasaeng é uma pessoa que se diz apaixonada pelos artistas que compõem a hallyu (idols, atores e atrizes), e que usa de artifícios maldosos, perigosos e até criminosos para chamar a atenção dos mesmos.

Em coreano, o termo é referido como 사생팬, ou seja, “fã sasaeng”, mas nós acreditamos que atrelar o termo “fã” ao “sasaeng” é um desrespeito ao verdadeiro significado de ser fã e, por isso, não fazemos tal associação no Meu Bias.

A verdade por trás de todo sasaeng:

  • Há gastos altos de dinheiro alugando carros para perseguição, fotógrafos para dar flagrantes, comprando espaços de publicidade, entre outros exemplos;
  • Seguir alguém pode levar tanto a extremos físicos quanto mentais em ambos os lados, o que é altamente desaconselhado;
  • Também há perigos como os de se envolver em acidentes e colocar a vida de outras pessoas em risco.

Em março de 2024, o relacionamento da idol Karina, do grupo aespa, e do ator Lee Jae Wook, foi revelado nas mídias e alguns sasaengs contrataram um caminhão com letreiro digital para exibir uma mensagem que exigia um pedido de desculpas da cantora. Tudo isso por, segundo eles, o relacionamento ser uma traição com quem acompanha sua carreira.

O sasaeng tem a intenção de ser lembrado, não se importando se suas ações serão gravadas na memória dos envolvidos como algo terrível. Há uma falta de respeito, de consciência social e de amor próprio entre essas pessoas, que precisam ser responsabilizadas e impedidas com medidas protetivas.

A resposta das agências e artistas

Algumas empresas já têm se mobilizado contra ações parecidas, como é o caso da Big Hit. Ela conta com um sistema de contratação minucioso para evitar que sasaengs se aproximem de seus idols através do trabalho. Outras agências também se manifestam com medidas legais contra haters – que é um termo mais adequado para se referir a um sasaeng.

Outro ponto de vista levantado por fãs de kpop fala sobre os próprios artistas precisarem se posicionar contra essas atitudes, quebrando a barreira do medo do julgamento, já que não estão fazendo nada de errado. Diversos idols já se pronunciaram, muitas vezes em lives, quando recebem ligações inoportunas ou percebem a presença de sasaengs nas portas de suas casas.

Em resumo, entendemos essa atitude como uma forma de violência, que desumaniza os famosos e desrespeita suas privacidades. E isso acontece porque as pessoas envolvidas costumam ter bastante tempo livre (não trabalham e nem estudam), e dinheiro de sobra, oriundo de suas famílias de grande poder aquisitivo ou influência social.

Por fim, a equipe do Meu Bias se dedica a criar um ambiente amistoso e saudável, e incentiva a todos a denunciarem casos de desrespeito, difamação, e outros atos perigosos.

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.