Uma palavra que nenhum fã de kpop está pronto para ouvir. O termo “disband” está relacionado ao fim das carreiras desses artistas que tanto adoramos e, por isso, carrega muita tristeza em suas poucas letras. A seguir, falamos de alguns grupos que já encerraram suas carreiras e o que fazer para ajudar a evitar isso.
Tópicos da matéria:
O que é disband?
A palavra “disband” pode ser traduzida como “dispersar” ou “separar” e, por isso, significa o fim da carreira musical dos grupos de kpop. Quando dizemos que um grupo deu disband, significa que ele não trabalhará mais junto. Por exemplo:
O disband do 2NE1 aconteceu em 2017, mas ainda não superamos…
Pode acontecer dos integrantes de um grupo irem para empresas diferentes, mas conseguirem os direitos de uso do nome do grupo e continuarem suas atividades. Isso depende do acordo estabelecido entre as empresas e os artistas.
No caso do Highlight, o antigo Beast, o grupo perdeu o direito de usar o seu nome de estreia e, por isso, ao saírem da antiga empresa, re-estrearam com nome novo!¹
Grupos que deram disband e deixaram saudades
Esse momento é de muita tristeza, tanto para os idols quanto para os fãs. Ninguém quer ver um grupo querido se separando, mas por diversos motivos, isso acaba acontecendo mais cedo ou mais tarde. Lembramos e agradecemos aos grupos abaixo por suas carreiras brilhantes:
- 2NE1 – 2009 a 2017
- 4MINUTE – 2009 a 2016
- B.A.P – 2012 a 2019
- Boyfriend – 2011 a 2019
- Gfriend – 2015 a 2021
- Hello Venus – 2012 a 2019
- History – 2013 a 2017
- Kara – 2007 a 2016
- miss A – 2010 a 2017
- Nu’est – 2012 a 2022
- Sistar – 2010 a 2017
- Spica – 2012 a 2017
- Wonder Girls – 2007 a 2017
Existem muitos outros artistas que encerraram suas atividades nos palcos e nos deixaram tristes. Nem sempre podemos ajudá-los, mas há algumas sugestões do que fazer para mostrar apoio aos seus ídolos favoritos. Veja a seguir…
O que fazer para ajudar meu grupo utt a não dar disband?
O fim pode ser inevitável em alguns casos, mas para ajudar seus artistas favoritos a terem sucesso e adiar o final de seus contratos, é recomendado que o fã:
- Compre produtos oficiais, como álbuns, lightsticks e outros materiais. As compras de álbuns, por exemplo, contabilizam pontos para os charts coreanos e aumentam as chances de sucesso dos grupos de kpop.
- Divulgue os trabalhos para fazê-los ainda mais populares entre outras pessoas que talvez nem os conheçam ainda. Pode ser a chance desse grupo ter o reconhecimento que merece.
É importante lembrar que essas sugestões ajudam a impulsionar a carreira dos grupos, mas não necessariamente vão evitar a sua separação. Isso vai depender de questões legais como pagamentos corretos, contratos bem estabelecidos e outros fatores.
Mas se o disband é um dos dias mais tristes para os artistas e fãs de kpop, o contrário é o dia de debut, quando novas carreiras e sonhos começam!