Para chamar mais a atenção do público, cada novo trabalho na hallyu tem uma estética original transmitida através dos apelos sonoros e visuais. São os chamados conceitos do kpop, que ilustram projetos únicos, ou até fazem a carreira de muitos artistas se transformarem.
Tópicos da matéria:
O que são os conceitos do kpop?
No kpop há uma variedade de conceitos que podem determinar o estilo geral de um grupo, ou apenas de algum de seus trabalhos. É a estética que vai predominar em um MV através de roupas, maquiagem, coreografia e, é claro, da música.
Alguns artistas acabam sendo mais reconhecidos por determinado conceito, como o Dreamcatcher que é lembrado pelo conceito dark, por exemplo. Mas há outros que se reinventam a procura de um espaço melhor na hallyu, e por isso experimentam grandes mudanças, como o Mamamoo fez entre os lançamentos de “You’re the Best” e “Décalcomanie“.
Há imagens que não saem de moda e estão sempre aparecendo, como o colegial, que continua tendo espaço e nos surpreendendo com detalhes diferentes a depender do grupo. Outras são mais passageiras, as vezes até recebendo críticas do público, e por isso vêm e vão dentro do kpop, como é o caso do conceito sexy.
Quais são os conceitos do kpop
E para conhecer melhor os principais conceitos do kpop, veja a lista que separamos a seguir. Os exemplos abaixo, inclusive, provam que há espaço para reinventar um conceito já muito utilizado de uma forma mais interessante.
Boy ou girl crush

Reprodução / Meu Bias
Começamos com um dos mais populares dentre os conceitos do kpop, que reforça uma imagem forte e confiante tanto dos homens quanto das mulheres. O boy ou girl crush traz uma postura mais “durona”, com a intenção de atrair especialmente o sexo oposto. Veja alguns exemplos:
Colegial

Reprodução / Meu Bias
Como dito anteriormente, outro arquétipo adorado entre os grupos de kpop é o colegial, que pode querer transmitir a jovialidade e os momentos de descoberta dessa fase da vida, como primeiros amores e amizades especiais. Por isso, dá uma olhada nestes MVs com conceito escolar:
Dark (terror)

Reprodução / Meu Bias
O conceito dark mexe com a nossa curiosidade, trazendo mistérios a serem resolvidos em seus vídeo clipes e batidas mais fortes em suas canções. Alguns bons exemplares disso são:
Divertido

Reprodução / Meu Bias
A Coreia do Sul adora colocar uma pitada de bom humor em seus programas de TV e, é claro, a música não ficaria de fora. Por isso, há muitos MVs com um conceito mais alegre e divertido que vão te arrancar risadas como os vídeos listados abaixo.
Elegante

Reprodução / Meu Bias
Já no arquétipo elegante temos uma roupagem condizente, geralmente apostando em vestidos longos, tecidos acetinados, joias, bebidas e outros elementos que remetam ao luxo. Também é possível notar elementos sofisticados nos componentes musicais.
Esportivo

Reprodução / Meu Bias
Nós também temos uma lista gigante de MVs com referências a esportes, que, inclusive, podem nos influenciar na prática de alguns deles já que nos transmitem toda essa boa energia. Alguns exemplos são:
Fantasia

Reprodução / Meu Bias
A magia está no ar na hallyu também! Volta e meia as empresas lançam clipes com histórias mirabolantes, com adição de computação gráfica e outros elementos para nos transportar para um mundo novo. Veja os vídeos que separamos nessa temática:
Fofo

Reprodução / Meu Bias
Não é atoa que o conceito fofo é popular no kpop, já que existe até mesmo um termo específico para determinar poses e ações delicadas, que é o aegyo. Se quiser fazer como seus bias, veja os vídeos abaixo:
Futurista

Reprodução / Meu Bias
No kpop também temos outra forma de explorar a computação gráfica que é através do tema futurista, nos levando a imaginar como seria um mundo pós-contemporâneo totalmente submerso à tecnologias que nem imaginamos. Dá uma olhadinha:
Inverno

Reprodução / Meu Bias
Outro queridinho desta lista é o conceito de inverno, que sempre nos traz novas e lindas canções nos finais de ano. Mesmo que por aqui a gente não veja a neve, podemos vê-la e senti-la através de clipes como estes:
Retrô

Reprodução / Meu Bias
Viajamos para outros períodos através das músicas com um toque retrô, cujas batidas combinam perfeitamente com os looks coloridos e passos de dança icônicos. No kpop, os exemplos são:
Sexy

Reprodução / Meu Bias
Lembra da relação de amor e ódio sobre o conceito sexy? Pois é, ele está sempre indo e vindo no kpop, e nos deu inúmeros vídeos com bons exemplos do que fazer (e do que não fazer), sobre essa temática.
Verão

Reprodução / Meu Bias
E para finalizar, temos o contraposto do inverno, que é o conceito de verão. Há até mesmo um termo que diz que o grupo Sistar é considerado o “grupo do verão”, por ter lançado diversos trabalhos com uma estética mais calorosa. Mas você pode tirar a prova vendo os vídeos abaixo:
Agora que você aprendeu sobre os principais conceitos do kpop, que tal ler também a respeito de algumas curiosidades sobre a Coreia do Sul e ficar mais informado sobre essa cultura preciosa?