422

Conheça a marcante trajetória do Super Junior no kpop

Sendo um dos grupos da segunda geração do kpop, Super Junior tem uma carreira recheada de conquistas, mas também de turbulências! Não é atoa que em 2023 será lançado o documentário “Super Junior: The Last Man Standing”, pela Disney+, que conta um pouco mais da história do grupo. Para não cair de paraquedas, conheça abaixo os acontecimentos mais marcantes em suas carreiras:

Tópicos da matéria:

Carreira do Super Junior

Super Junior é um grupo da SM Entertainment que estreou em 2005 com 12 integrantes. Posteriormente, em 2006, o membro Kyuhyun, o maknae, se juntou ao grupo. Ao longo dos anos foram criados subgrupos como o Super Junior-M, este destinado ao mercado chinês e que contou com a adição de dois novos membros, Zhou Mi e Henry.

Em 2009, Han Geng entrou com um processo contra a empresa e deixou o grupo em 2011. No ano de 2015, o contrato com Kibum não foi renovado. Além disso, Sungmin casou-se em 2014 e desde então está em hiatus em relação a atuação com o grupo. Logo depois, após algumas polêmicas envolvendo o Kangin, o mesmo deixou o grupo em 2019.

Desde então, o Super Junior passou a ter 9 membros ativos.

Apesar de terem uma carreira admirável com várias conquistas, o grupo passou por uma jornada turbulenta e muito difícil. O membro Heechul, por exemplo, sofreu um grave acidente de carro que afetou consideravelmente seus movimentos com a perna esquerda e sua performance em palco. Ele comenta sobre essas decorrências no programa LifeBar.

Outros integrantes que também sofreram um grave acidente foram Leeteuk, Shindong, Eunhyuk e Kyuhyun, sendo o maknae o mais afetado.

Apesar de todas as turbulências, o grupo continua firme com uma jornada repleta de prêmios, turnês mundiais (chegando ao Super Show 9 em 2023), e muito talento a ser admirado por todos. Vale ressaltar que alguns membros são famosos como apresentadores de programas, como atores e também são prestigiados em suas carreiras solo.

Linha do tempo do Super Junior

2005 Debut
2006 Entrada do membro Kyuhyun
2007 Super Junior-M com entrada de Zhou Mi e Henry
2009 Primeira turnê: Super Show!
2011 Saída de Han Geng
2014 Casamento e início do hiatus de Sungmin
2015 Saída de Kibum
2019 Saída de Kangin

Membros do Super Junior

Atualmente o grupo conta com 9 membros fixos e um membro, Sungmin, em hiatus desde 2015. Conheça abaixo um pouco mais de cada integrante ativo:









Músicas do Super Junior

As canções do grupo são em sua maioria agitadas e os MVs sempre com muitas cores! Conheça abaixo algumas músicas do grupo que transcendem gerações.

Mango

“É tão bom derreter instantaneamente
em seus lábios doces como uma manga”

Mamacita

“Algo se quebrou e foi embora
Até mesmo as lágrimas já secaram
Aqueles que usam armaduras sentem o peso”

Black Suit

“Eu segui seu perfume e parei perto de você
Então me aproximei mais
Buscando uma chance de te conquistar”

Sorry Sorry

“Eu te amo tanto
A pessoa que eu desejava
Você é essa garota”

Mr Simple

“Resultados podem ser bons ou ruins, acontece
Às vezes está tudo bem
Parar para descansar também é bom”

Com batidas animadas, o grupo geralmente nos apresenta letras românticas. Com isso, é possível sentir qual o estilo musical do grupo por meio dessas músicas de sucesso de seus mais de 15 anos de carreira e, quem sabe, não te convençam a entrar para o fandom!

Fandom do Super Junior

O fandom do Super Junior se chama E.L.F, sigla para “Ever Lasting Friends”, ou, em português, amigos eternos! A cor do fandom é azul safira perolado. O grupo possui algumas versões do lightstick, sendo uma delas apresentada na foto acima.

Por fim, se gostou de conhecer mais sobre Super Junior, conheça também a brilhante trajetória de Taemin, integrante do grupo SHINee da mesma geração e empresa.

Ma
Ma

Desenvolvedora mobile e produtora de conteúdo. Acompanhando e conhecendo grupos de kpop desde 2010, em especial, o SHINee.