739Comeback do (G)I-DLE com Tomboy

Entenda o que é comeback e por que é tão aguardado pelos fãs de kpop

Você já deve ter ouvido falar no termo “comeback”, certo? Todo fã de kpop sabe que essa palavra traz muita ansiedade e expectativas para um novo trabalho de seu artista favorito. Por isso, confira, a seguir, mais sobre esse termo e como funcionam os “retornos” na onda hallyu:

O que é um comeback?

Meu Bias

No kpop, o comeback nada mais é do que o retorno aos palcos de grupos e solistas, independentemente do tempo de espera desde seu último trabalho (pode ter levado poucos meses ou até mais de um ano). Isso quer dizer que esses artistas vão apresentar um novo trabalho nos programas televisivos, representado pelo single e mais uma canção.

O comeback geralmente é antecipado por imagens e vídeos teaser que servem para aumentar ainda mais a curiosidade em consumir esse novo conteúdo.

Quando uma empresa confirma o retorno de um de seus artistas, a movimentação dentro do fandom é grande para promover esse novo trabalho. Por isso, quando as apresentações de comeback começam, é muito importante assistir a todas elas (pelo YouTube mesmo), e dar apoio aos seus ídolos, pois essa é uma das formas de contribuir com seu sucesso.

O que é comeback stage?

O comeback stage é a apresentação de retorno de cada artista ou grupo, que tem o cenário decorado de acordo com o conceito do novo trabalho, bem como o figurino dos idols e dos demais dançarinos – é como um pequeno espetáculo, de fato.

E essas apresentações duram cerca de um mês, alternando entre as emissoras e podendo haver a promoção de mais de uma música! Veja alguns exemplos de diferentes canais:

Aqui o Twice apresentou “I Can’t Stop Me” no Inkigayo

E o Ateez fez seu retorno no M Countdown com direito a fogos e tudo mais

No Show Champion o Itzy ganhou um palco todo brilhante

Que tal este palco para o Taemin apresentar “Criminal”?

E o Mamamoo também precisou de um espaço amplo para seus dançarinos

Para os artistas, esse é o momento de dar o máximo e promover suas novas músicas, tendo a chance de receberem prêmios nesses programas. E por falar em prêmios, já que você aprendeu o significado de comeback, veja também outros termos do kpop como o daesang, que é superimportante para torcer pelo seu bias!

Bru
Bru

Designer de marcas e produtora de conteúdo. Apaixonada por cores, jogos e, é claro, pelo kpop. Meu grupo preferido é o SHINee e meu bias utt é o Taemin.